Farrapos vai a Gramado em busca do hexa

O Farrapos tem duas chances para conquistar o sexto título gaúcho consecutivo e corroborar ainda mais a soberania no rugby local. A primeira será neste sábado, dia 13, a partir das 15h, diante do Serra, em Gramado, pela última rodada do returno. Caso perca a primeira colocação, terá uma segunda oportunidade na decisão do torneio, uma semana depois, contra o vencedor do returno.

Para encerrar mais cedo o campeonato, basta uma vitória simples contra os caxienses. Em caso de empate, terá que torcer para que o Charrua não supere o Brummers com ponto bônus. Até mesmo uma derrota pode dar o título antecipado ao time de Bento, ainda que as circunstâncias, para tanto, sejam pouco prováveis. Além da necessidade de marcar os dois pontos bônus (ofensivo e defensivo) no revés, também dependeria de uma vitória recheada de penais do adversário (com no máximo três tries) e derrota do Charrua contra o lanterna do campeonato. Nesse caso, Farrapos, Serra e Charrua encerrariam o turno com 19 pontos e a definição do primeiro colocado ocorreria nos critérios de desempate.

Se por um lado o Farrapos vai a campo com o natural favoritismo imposto pelos quase seis anos sem derrota para rivais gaúchos, por outro a histórica invencibilidade nunca esteve tão ameaçada. Se levantar a taça outra vez, será com um aproveitamento inferior ao das cinco conquistas anteriores, quando somou 100% de aproveitamento. Na terceira rodada do returno, o time interrompeu uma sequência de 49 vitórias ao ficar no empate em 20 a 20, em casa, diante do Charrua. Outros fatores indicam o nível mais exigente da competição na atual temporada, como as vitórias apertadas sobre o Charrua e Serra (22×21 e 20×14, respectivamente) no primeiro turno. A principal justificativa para as dificuldades que vêm sendo impostas ao Farrapos, sobretudo por Charrua e Serra, é o crescimento dessas equipes acelerado, especialmente, a partir da disputa da Taça Tupi (segunda divisão nacional) em 2014, quando estenderam o calendário de jogos com a oportunidade de agregar experiência contra oponentes de outros Estados. Até então, com uma agenda limitada ao Campeonato Gaúcho e alguns poucos jogos na Copa do Brasil, o desenvolvimento era mais moderado e desigual se comparado ao proporcionado ao Farrapos em confrontos contra os melhores times do país no Campeonato Brasileiro.

O Serra, adversário deste sábado, vem em ascensão consequente não apenas do calendário mais recheado, mas também da contratação de jogadores argentinos, que fortaleceram a equipe e foram decisivos nas conquistas inéditas do vice-campeonato na Taça Tupi e do Estadual em 2014, melhor temporada da história do clube. 

Classificação

1º Farrapos – 17

2º Charrua – 15

3º Serra – 15

4º San Diego – 5

5º Centauros – 4

6º Brummers – 1 

Última rodada

Sábado, dia 13, às 15h

Serra x Farrapos

Brummers x Charrua

Centauros x San Diego

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.