Febre, manchas vermelhas e dor no corpo são os principais sintomas do Zika vírus

Na quinta, 12/05, Bento confirmou o primeiro caso, contraído dentro do município. “Alertamos principalmente as gestantes, porque o Zika é causador da microcefalia”, ressalta a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio

Foto: Reprodução/Escolas do Bem

Na quinta-feira, 12/05, a prefeitura de Bento Gonçalves confirmou o primeiro caso de Zika vírus autóctone (contraído dentro do próprio município). Conforme a secretaria de Saúde, o paciente, do sexo masculino, está bem e não precisou de internação. Os principais sintomas apresentados foram febre baixa, exantema (manchas vermelho-rósea pelo corpo), dor nas articulaçoes e dor no corpo.

“A maioria dos casos pode não ter sintomas. Quando apresentam sintomas, geralmente aparece febre baixa (não maior que 38º) e exantema, que são as manchas vermelho-rósea pelo corpo”, informa a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio.

O principal alerta feito pela pasta municipal diz respeito às gestantes: “Alertamos principalmente as gestantes, que procurem atendimento médico na presença de exantema, pois o vírus Zika é causador da microcefalia”, ressalta.

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

Diante da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika e da dengue, a prefeitura de Bento tem intensificado as ações de combate. Até o momento foram encontrados 101 focos do mosquito. Os principais bairros onde a infestação tem ocorrido de forma mais intensa são Vila Nova, Barracão, Eucaliptos, Cohab, Progresso, Humaitá, Licorsul e Salgado.

Pelo menos 47 casos seguem em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), e aguardam resultado. Cinco casos de dengue importados foram confirmados, ou seja, não foram contraídos em Bento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.