Bento e Garibaldi assumem as primeiras colocações no ranking de Sustentabilidade de Limpeza Urbana

Municípios aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na tabela do Sistema Nacional de Limpeza Urbana, que destaca 20 cidades do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Na última semana ocorreu em Porto Alegre o Seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Gestão de Resíduos Sólidos no Rio Grande do Sul. No evento foi divulgado o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2021 (ISLU), destacando que Bento Gonçalves é considerado, hoje, o município gaúcho com o melhor serviço de limpeza urbana, e o Rio Grande do Sul com a terceira melhor gestão de lixo no Brasil. Já Garibaldi assume a segunda colocação do Estado. O estudo foi realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a PWC Brasil.

De acordo com a prefeitura de Bento, um dos fatores que fazem com que o município esteja entre os mais limpos do Estado está relacionado ao trabalho de separação dos resíduos. Na cidade existem seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e resíduos especiais.

Em relação ao recolhimento de entulhos como eletrodomésticos de linha branca, e resíduos especiais, como eletrônicos, pneus e medicamentos, os materiais são entregues na secretaria de Meio Ambiente, Unidades Básicas de Saúde ou em empresas especializadas que fazem também a destinação correta desse tipo de material.

“As nossas equipes procuram deixar a cidade limpa e cuidada para a nossa população. E o resultado é visto neste índice que coloca Bento nas primeiras posições. É o simples sendo feito com excelência. É o trabalho diário feito com dedicação destacando uma vez mais Bento Gonçalves. Estão todos de parabéns”, destaca o prefeito Diogo Siqueira.

“Esses dados representam um trabalho da secretaria através das equipes da limpeza urbana e setor de educação ambiental, que percorre todos os bairros do município, sensibilizando os moradores da importância da correta separação do lixo”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias. Ainda segundo ele, “são coletadas diariamente uma média de 25 toneladas de resíduos, que são destinados a associação dos recicladores, que realizam a triagem diária do material. Deste material, pelo menos 23% são reciclados. Isso representa um maior compromisso de manter a cidade limpa e criar projeto para melhorar cada vez mais nossa limpeza urbana”.

Os cronogramas para acessar todos os tipos de resíduos pode ser acessado em http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/cidadao/coleta-de-lixo. Para recolhimento de entulhos, deve ser feito o agendamento pelo 3055-7190 ou 0800 979-6866.

Foto: Reprodução

Já em Garibaldi, além de serviços para descarte correto de resíduos, a prefeitura destaca as parcerias que ampliam a conscientização. O trabalho para destinar o lixo de forma adequada ocorre na área central e no interior, com diálogo e ações. “Os garibaldenses são exemplo e podem se orgulhar deste destaque, que só comprova a importância de destinar corretamente os resíduos. Isso também ajuda na qualidade de vida e na saúde da população”, avalia a prefeita Márcia Pedersetti.

A secretaria municipal do Meio Ambiente de Garibaldi disponibiliza ecopontos para a separação adequada dos resíduos. “Os recicláveis são destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi. Por isso, é fundamental que a população nos ajude, fazendo a sua parte na hora de separar o lixo seco dos orgânicos, pois isso reflete no potencial de reaproveitamento desses materiais. O ranking é um estímulo para seguir em frente nesta conscientização”, destaca o secretário da pasta, Anderson Dalla Rosa.

Os ecopontos estão disponíveis no Ginásio Municipal de Esportes e podem ser ampliados para outros locais do município, contemplando também o recolhimento de resíduos eletrônicos. Já lâmpadas e pilhas (logística reversa) têm destino específico. A prefeitura também disponibiliza um contêiner de volumosos, em formato itinerante, para itens grandes e secos, como sofás, camas e armários.

Para mais informações sobre descarte correto de resíduos, acesse http://www.garibaldi.rs.gov.br/pagina/coleta-de-residuos

A pesquisa completa do ISLU 2021, com todos os dados e informações será divulgada no final deste ano, e estará disponível na página selur.org.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.