• Posto Ravanello
  • Tacchini
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Debianchi

Gestão de negócios: desafios e estratégias

  • Envase
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma


 

A partir da entrada de uma empresa no mercado, pressões de múltiplas naturezas passam a fazer parte do cotidiano das atividades empresariais, independentemente de porte, ramo, complexidade tecnológica ou quantidade de mão de obra empregada. Com as mudanças acontecendo de forma rápida e o aumento da concorrência, é fundamental que as empresas adotem estratégias de forma a otimizar os seus processos, alcançando os objetivos com mais eficiência. 
Nos negócios é preciso antecipar possíveis acontecimentos, por isso há a necessidade de as empresas aplicarem de forma eficiente seus recursos (materiais, financeiros, humanos, tempo, entre outros) e adotarem uma gestão estratégica.  
A gestão estratégica pode ser adotada como prática da administração corporativa por qualquer empresa, independentemente do porte ou da área de atuação, ajudando a se adaptar melhor às instabilidades do mercado. O desenvolvimento de um processo de gestão estratégica organizacional deve contar com a experiência dos gestores e seu empenho em definir objetivos em longo prazo e como atingi-los. 
A busca de aprimoramento estratégico, organizacional e tecnológico tornou-se palavra de ordem e meio de garantir a perpetuação dos negócios. A partir de uma postura empreendedora, sem base científica, torna-se insuficiente para garantir um lugar nesse contexto econômico de extrema competição. Tais aprimoramentos se tornam ainda maiores se consideradas as variáveis sociais.  
Cada empresa consolidada no mercado competitivo, especialmente as consideradas de pequeno e médio portes, é responsável pela abertura e manutenção de postos de trabalho, o que significa renda, consumo e qualidade de vida, atributos necessários para o desenvolvimento econômico de qualquer região.
A competição passa a exigir profissionais muito bem capacitados, proativos, assertivos e rápidos. Eles têm que tomar decisões sobre os negócios, e por isso as empresas esperam que eles conheçam muito bem os afazeres pelos quais se responsabilizam e estejam habilitados para o processo de tomada de decisão. Os gestores devem adotar posturas que valorizem a flexibilidade, velocidade, integração e a inovação.  À medida que ocorrem as mudanças nas condições e necessidades das empresas aparecem novos desafios para a gestão de negócios. 
Desta forma, a complexidade dos novos tempos, na gestão de negócios, pede um pensamento crítico e adaptativo, trabalho colaborativo, liderança que inspire confiança e decisões que possam gerar transformações e resultados.  
Portanto, mediante a um cenário desafiador para as empresas e para os profissionais que nelas atuam, é necessário um estudo continuado. Desta forma, a especialização é uma possibilidade de aprofundar os estudos em assuntos específicos, essenciais para o aperfeiçoamento e acompanhamento das mudanças do mercado organizacional.
Se você pensa em se aprimorar, em aperfeiçoar seus conhecimentos, vem pra UCS. Em Bento, a UCS oferece o Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios.