Governo do Estado entrega mais de 270 novos veículos para a Brigada Militar

52508549620 5be21fae2f k
No ato realizado na Academia de Polícia Militar, foram entregues 32 viaturas semiblindadas do modelo Renault Duster – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Governo do RS entregou, na sexta-feira, 17/11, na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, 274 novos veículos para a Brigada Militar (BM). São 32 viaturas semiblindadas do modelo Renault Duster e 242 motocicletas Yamaha Lander para reforçar o policiamento ostensivo em 53 municípios gaúchos. Nove municípios da Serra, entre os quais Bento Gonçalves, estão entre os contemplados com novos veículos  para o policiamento ostensivo. São cinco viaturas semiblindadas do modelo Renault Duster e 12 motocicletas Yamaha Lander distribuídos para a região do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra).

O investimento, que faz parte do programa Avançar, foi de R$ 16,3 milhões e acontece na data em que a corporação celebra 185 anos. Até o fim do ano, o governo pretende disponibilizar, no mínimo, uma viatura nova e semiblindada para a atuação da BM em cada cidade do Estado.

Presente ao evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior citou que a história da Brigada Militar se confunde com a do Rio Grande do Sul e acrescentou que o órgão tem o respeito e a admiração da sociedade. Ranolfo também falou sobre os investimentos que estão sendo realizados na área de Segurança Pública do Estado. “Acredito que a Brigada Militar é a melhor polícia militar do país. Meus parabéns a todos que fizeram, fazem e farão o dia a dia dessa corporação. Quando assumimos o governo, o quadro funcional da BM tinha entre 15 mil e 16 mil pessoas. Em nossa gestão, o número aumentou para 18 mil, porque organizamos as contas públicas e vivemos um outro momento no RS. Essas 32 novas viaturas e 242 motocicletas representam também isso. Até o fim deste ano, todos os municípios gaúchos contarão com pelo menos um veículo novo e semiblindado”.


Segundo o secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, que é coronel da reserva da BM, são 185 anos de história e bons serviços prestados à população, celebrados com os alunos oficiais e a entrega das novas viaturas. “A redução nos índices de criminalidade no Estado é reflexo da ampliação de investimentos e da qualificação da infraestrutura e do quadro funcional das forças de segurança, entre elas, a Brigada Militar”, reforçou.

O comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, discursou para os formandos e demais pessoas que compareceram à cerimônia de aniversário. “Temos vários motivos para comemorar, assim como valorizar o que está sendo feito. Uma dessas realizações é que o governo encontrou alternativas para chamar mais oficiais e qualificar os serviços da nossa BM. Isso tem aprimorado nosso contato com a população e ajudado no combate e redução da violência”, afirmou.

Municípios da Serra contemplados com as novas viaturas:

Municípios contemplados com os novos veículos na área da Serra:

• Bento Gonçalves: duas motocicletas.
• Canela: duas  motocicletas.
• Caxias do Sul: seis motocicletas.
• Gramado: duas motocicletas.
• Ipê: uma viatura semiblindada.
• Nova Araçá: uma viatura semiblindada.
• Nova Pádua: 
uma viatura semiblindada.
• Picada Café: 
uma viatura semiblindada.
• Vista Alegre do Prata: 
uma viatura semiblindada.


52508550640 918458499d k
Policiamento ostensivo passa a ser reforçado com mais 242 Motocicletas Yamaha Lander – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini