Governo do RS convida para adesões aos Festejos Farroupilhas 2022

As propostas devem ser encaminhadas até 31 de agosto pelo formulário de adesão disponível no site da Sedac ou no link que consta na bio do perfil Acontece na Cultura RS no Instagram (@acontecenaculturars)

Foto: Mauro Vila Real

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), está recebendo propostas de adesões à programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2022. A cada ano, esta é uma oportunidade para o cultivo da história, dos valores e tradições, com o envolvimento de pessoas e instituições que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho para promover diferentes iniciativas.

As propostas devem ser encaminhadas até 31 de agosto pelo formulário de adesão disponível no site da Sedac ou no link que consta na bio do perfil Acontece na Cultura RS no Instagram (@acontecenaculturars).

Nesta edição, o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras” realça a pluralidade de raízes étnicas que caracterizam a identidade cultural dos gaúchos.

“Para que as celebrações sejam representativas do nosso Rio Grande, convidamos todos e todas a participarem, no período de 12 de agosto a 20 de setembro, com atividades que simbolizem os valores e as tradições gaúchas, refletindo nossa diversidade étnica e cultural”, destaca a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

Patrono

O patrono do evento é Adair Rubim de Freitas. Poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor, conta com mais de 50 anos de carreira e cerca de 300 canções em participações nos festivais nativistas. A música também terá forte presença na programação, com a canção tema “Num só lugar”, de autoria de Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria, escolhida por meio de concurso promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

A identidade visual foi desenvolvida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. Ela sugere também a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Informações e materiais sobre o evento estão disponíveis na página dos Festejos Farroupilhas 2022 no site da Sedac, onde também será divulgada a programação do Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.