Governo do RS lança programa de games para estimular a economia

Nessa quinta-feira, 09/07, foi lançado o programa GameRS, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do setor de jogos digitais no Estado. O evento teve transmissão ao vivo no canal do governo no Youtube.

Segundo o estado, o programa auxiliará no fortalecimento econômico e social, por meio de ações que estimulam a cadeia de valor, a capacidade competitiva e a inovação das empresas. Além disso, o GameRS propõe a geração de um ambiente de negócios favorável ao crescimento das empresas locais, aumentando emprego e renda e proporcionando maior visibilidade do setor no Brasil e no mundo.

"É especialmente gratificante participar de um evento assim, ainda que virtualmente, para lançar um programa que vai na direção de uma das diretrizes do nosso governo: a inovação, o estímulo às boas e novas ideias. Mais do que nunca, precisamos estimular a criatividade, associada ao raciocínio lógico, para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho no futuro. É um assunto transversal, que permeia todas essas secretarias", celebrou o governador Eduardo Leite.



 

O decreto que institui a iniciativa foi assinado pelo chefe do Executivo com a presença virtual dos titulares das secretarias e dos representantes da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogos), da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação e do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

A pandemia do novo Coronavírus realçou a necessidade de aperfeiçoamento do acesso às tecnologias. "O momento que vivemos tornou evidente que devemos caminhar em direção a um Estado onde a tecnologia se destaca ainda mais. E, aqui no Rio Grande do Sul, temos a vantagem de contar com um capital humano dedicado, criativo e talentoso. O decreto materializa esse processo de sinergia entre todos os envolvidos", detalhou o governador.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, este é o resultado de uma aproximação, no fim de 2019, com a ADJogos. “É um primeiro passo, entre vários já iniciados e que estamos dando continuidade na Sict, para fomentar a potencialidade e, consequentemente, o desenvolvimento do setor, cuja representatividade global é muito significativa”, afirmou. “Além de contribuir para o desenvolvimento do Estado, também coloca pessoas qualificadas, que estão sendo formadas nessa área, no centro de uma estratégia de desenvolvimento econômico.”

O programa prevê ainda a constituição de um comitê gestor formado por representantes (titular e suplente) das secretarias que o compõem. O grupo definirá as políticas, diretrizes e prioridades do programa.

Eixos do Programa GameRS


• Desenvolvimento da indústria

Contribuir para o desenvolvimento da indústria gaúcha de games visando à competitividade e inovação.

• Capacitação de recursos humanos
Estimular a capacitação de recursos humanos para criar, gerenciar e operar empresas de classe global.

• Acesso a financiamentos
Promover o acesso a financiamentos que possibilitem o crescimento das empresas e a competitividade internacional.


• Geração de ambientes de negócios
Estimular a geração de ambientes de negócios que oportunizem o desenvolvimento sustentado.

• Ampliação de políticas de demandas
Contribuir para a ampliação de políticas de demanda – o poder público como indutor do consumo público e privado.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini