Grande volume de chuvas deve chegar ao RS nas próximas semanas

Canal de umidade amazônico atuará no Sul do país no fim de fevereiro e começo de março com significativo aumento dos volumes de chuva.

O canal de umidade amazônico que levou fortes chuvas aos estados da Bahia e Minas Gerais, deverá atuar no Sul do país no fim de fevereiro e começo de março trazendo grande volume de chuva ao Rio Grande do Sul, conforme apontam os dados monitorados pela Met Sul Meteorologia.

Conforme explica a meteorologista Estael Sias, dados analisados pela Met Sul Meteorologia indicam que nestes últimos dias de fevereiro e, principalmente, nos primeiros de março, o grande rio voador com a umidade da Amazônia deve se posicionar mais ao Sul que sua localização normal climatológica desta época do ano, aumentando desta forma a chuva no território gaúcho, que sofre há meses com a forte estiagem.

No entanto, a meteorologista também alerta que o aumento da umidade também trará maior risco de temporais isolados com chuva intensa e extrema localizada em curto período, vento forte e granizo. “Um dos riscos neste tipo de situação, em que há abundante umidade, é que vai se verificar em especial na primeira semana de março eventos localizados de chuva muito volumosa e até excessiva com altíssimos índices de precipitação em setores isolados, às vezes apenas parte de uma cidade, com alagamentos e inundações repentinos com possibilidade de transbordamento de arroios e córregos pela grande carga de água em curto período”.

A abundante umidade na atmosfera durante o verão tem como efeito ainda fazer com que os dias fiquem mais abafados. A elevada umidade relativa do ar impede calor muito intenso, uma vez que a atmosfera se instabiliza rapidamente à medida que a temperatura fica alta, fazendo com as máximas não subam muito. À noite, entretanto, o ar úmido impede maior resfriamento e deixa as mínimas mais altas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.