Grupo de Apoio ao Luto completa quatro meses

Um espaço de escuta e compreensão sobre o processo da perda. Assim pode ser descrito o Grupo de Apoio ao Luto. Esta proposta de cuidado diferenciada, além dos atendimentos clínicos tradicionais, iniciou em abril em Bento Gonçalves sob o comando da psicóloga Franciele Sassi, especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e Perdas, coordenadora de um grupo semelhante em Caxias do Sul há quatro anos.

Franciele avalia como positivos estes quatro meses de atividades. “As pessoas estão conseguindo se permitir participar e isso tem um efeito muito positivo pela troca e compartilhamento de experiências”, comenta. Segundo ela, trata-se de um espaço de reconhecimento da perda, por meio da fala compartilhada. “É um assunto ainda muito reprimido na sociedade. As pessoas acham que não falando se esquecem do problema, mas pelo contrário: é falando sobre as perdas que se elabora o luto de forma saudável”, afirma. A psicóloga destaca ainda que os participantes criam um vínculo de amizade que se estende para fora do grupo. Esta rede de apoio também é benéfica. “As pessoas se identificam e se aproximam. É importante compartilhar a dor para poder atravessar esse momento”, observa. Há os que comparecem a apenas uma reunião e quem marca presença em todas as sessões. “Quanto mais se fala, mais se elabora o luto ao longo do tempo”, explica. O público é diversificado, tanto homens quanto mulheres que perderam um ente querido recentemente ou há mais tempo – geralmente de 15 dias a dois anos.

Na próxima quarta-feira, dia 31, será realizado o sétimo encontro do ano. Outras quatro edições também já estão agendadas – nos 21 de setembro, 19 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro. Devido à boa aceitação, o projeto será mantido em 2017. O grupo é um espaço gratuito, com encontros mensais, nos quais as pessoas participam quando podem e querem. Cada sessão tem no máximo 12 participantes, sendo necessária inscrição prévia. As atividades serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, na filial de Bento Gonçalves da clínica Luspe (rua Senador Joaquim Salgado Filho, 203, sala 502, bairro Cidade Alta). Informações pelo telefone (54) 9934 1643, com Franciele.

Próximos encontros

Datas
21 de setembro
19 de outubro
16 de novembro
7 de dezembro
Local
Filial de Bento Gonçalves da clínica Luspe (rua Senador Joaquim Salgado Filho, 203, sala 502, bairro Cidade Alta)
Horário
Das 19h30 às 21h30
Informações
(54) 9934 1643

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.