Hospital Tacchini recebe certificado pela utilização de energia limpa

O certificado ainda reconhece que a energia elétrica consumida pelo Tacchini é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH)

Foto: Assessoria de Comunicação do Hospital Tacchini

O Hospital Tacchini foi reconhecido recentemente por seu cuidado com o meio ambiente. A instituição recebeu um certificado da Ludfor Energia atestando que o consumo de energia elétrica em suas instalações é proveniente somente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente.

O certificado ainda reconhece que a energia elétrica consumida pelo Tacchini é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH), com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável. Com a utilização de energia de fonte renovável, a instituição deixou de emitir 592,611 toneladas de CO2 na atmosfera apenas em 2021.

As ações

O Tacchini adota a Sustentabilidade Ambiental como uma de suas políticas institucionais. Para isso, mantém o compromisso permanente de adequar os seus processos, com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. Exemplo disso é a utilização de lenha ecológica, conhecida como briquetes, para a alimentação das caldeiras, realizada desde 2018. 

Além disso, todos os resíduos gerados durante as atividades hospitalares são classificados, segregados e destinados por empresas especializadas e licenciadas, garantindo a segurança da saúde pública e do meio ambiente. Os resíduos recicláveis que não possuem um valor de venda são enviados para o coprocessamento, que é uma alternativa adequada e sustentável, uma vez que o material é reaproveitado como combustível em fornos de cimento.

Os efluentes sanitários também recebem uma atenção especial. Todos os resíduos gerados nas operações hospitalares são tratados através de uma Estação de Tratamento de Efluentes, evitando a contaminação dos rios e lençóis freáticos da região.

“Cuidar do meio ambiente também é cuidar do nosso paciente. Este é um dos valores da nossa instituição e o reconhecimento que recebemos é somente uma consequência do trabalho diário que exercemos. Nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, descreve o engenheiro Renato Conci, Coordenador de Saúde Segurança e Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.