Ibravin faz parceria para capacitar profissionais

Ciente da importância da formação profissional relacionada ao mercado de vinhos, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) firmou, nesta quinta-feira (16 de junho), um termo de cooperação com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho (SHRBS) visando o aprimoramento da qualificação de sommeliers, garçons e atendentes na Serra Gaúcha. A assinatura foi realizada na Escola Internacional de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS-ICIF), em Flores da Cunha. A partir da parceria estabelecida, o Ibravin e o Sindicato oferecerão cursos para capacitar estes profissionais que atendem diariamente turistas e consumidores da Serra Gaúcha.

“Detectamos que, mesmo estando na principal região produtora de vinhos do país, há um grande desconhecimento dos nossos produtos por parte dos profissionais que atuam em hotéis, bares e restaurantes da Serra Gaúcha”, revela o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante. Para melhorar esta situação, o Ibravin contratou um sommelier que dará cursos e orientações aos estabelecimentos comerciais ligados ao SHRBS, incentivando o consumo de vinhos elaborados aqui. A estratégia consiste em oferecer formação qualificada sobre os vinhos brasileiros ao maior número de  profissionais possível.

“A parceria ajudará os profissionais da região a trabalharem melhor a venda dos produtos feitos pelas nossas vinícolas, incrementando os negócios e a imagem da região”, ressalta o presidente do SHRBS João Antônio Leidens.

Senac-SP

A qualificação dos profissionais treinados para ajudar os clientes a escolherem seus vinhos não ficará restrita à região. A união entre o Ibravin e o SHRBS foi reforçada pela renovação, igualmente realizada hoje (16), de um acordo de cooperação do Instituto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo. Pelo acordo entre as Instituições, os alunos do Curso de Sommelier do Senac São Paulo são convidados pelo Ibravin para virem à Serra Gaúcha, contando com descontos especiais na hospedagem e alimentação oferecidos pelo SHRBS. “Pretendemos trazer este ano mais de 100 sommeliers para a principal região produtora de vinhos do país”, calcula Fante. “Estes profissionais se tornarão multiplicadores das questões culturais e turísticas da região pelo Brasil afora”, destaca.

A cooperação também inclui a participação em feiras, exposições e eventos, como a Expovinis, onde foram realizados cursos de degustação este ano. “Dessa forma conseguiremos levar profissionais cada vez mais capacitados ao ponto de venda”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Ele lembra que, no Senac-SP, é pré-requisito obrigatório para formação dos sommeliers uma visita às vinícolas da Serra Gaúcha.

“O Senac tem um histórico de valorização dos vinhos brasileiros, que encontrou reforço com a colaboração técnica do Ibravin para a melhoria do nosso conteúdo acadêmico”, comenta a coordenadora dos cursos de bebidas do Senac São Paulo, Juliana Trombeta Reis. “O acordo com o Ibravin oportuniza aos alunos do Senac o acesso ao mundo do vinho e a aproximação com o mercado de trabalho”, complementa. Futuramente, o Ibravin pretende estender o projeto a outras unidades do Senac.

  

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.