• Naturepet Pharma
  • Debianchi
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi
  • Posto Ravanello
  • Envase

IFRS abre inscrições na próxima semana para primeiro semestre de 2023

  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini
  • Naturepet Pharma
  • Envase

 As inscrições para começar a estudar no primeiro semestre de 2023 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorrerão de forma on-line, no período de 03 a 24 de outubro de 2022, e poderão ser realizadas no site de ingresso (no período de inscrições, o link estará disponível na capa do site). O Campus Bento Gonçalves terá oferta de 210 vagas em 5 Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio e 266 vagas em 8 cursos de graduação. No total, serão oferecidas em torno de 5.400 vagas, em mais de 150 cursos, nos 17 campi do IFRS.

Todos os cursos do IFRS são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Há apenas uma taxa de inscrição.

O que é necessário para se inscrever

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (lembrando: esse link estará disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br no período de inscrições: 03 a 24 de outubro), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2023/1 (confira aqui os cursos que ofertam vagas).

Sobre a conta gov.br

A conta gov.br é uma representação digital de quem você é. Ela permite a sua identificação e a comprovação de quem você é para interagir em meios digitais.

Em meios presenciais, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é e poder realizar algumas transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.

No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, de forma on-line. Você irá utilizá-la para acessar os serviços públicos que são digitais (sites de governo), interagir com o governo assinando documentos digitais necessários em processos eletrônicos, além de realizar outras transações, como se inscrever para o Processo Seletivo do IFRS.

A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir on-line com o governo.

Veja abaixo como criar sua conta:

Para criar sua conta no portal gov.br, acesse o endereço https://www.gov.br/pt-br ou baixe o aplicativo gov.br no seu celular. Ao abrir a tela, clique em “Entrar”. Na tela inicial, digite seu CPF e clique em “Continuar”. E você será direcionado para criar uma conta.

Você será guiado em todos os passos! Para iniciar, responderá a um questionário on-line e sua conta estará criada. Lembre-se que não há custos para criar sua conta gov.br e as suas informações estão protegidas.

Caso você possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria facial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já estará criada e você receberá uma mensagem de sucesso. Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados!