IFRS inaugura novos espaços para estudo no campus de Bento

Em solenidade no campus, foi oficializada a entrega do subsolo do bloco K e o espaço de ensino no bloco D, com a construção de oito novas salas de aula

Foto: Rodrigo de Marco

Na manhã desta quinta-feira, 28/04, o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira, acompanhado do secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, participou da inauguração de dois novos espaços de estudo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Em solenidade no campus, foi oficializada a entrega do subsolo do bloco K, com Laboratórios de Ciências Agrárias, uma sala de aula no local e integração com os blocos com as estufas e hortas. Foi inaugurado também o espaço de ensino no bloco D, com a construção de oito novas salas de aula, além de reforma elétrica e estrutural das dependências do espaço. Ao todo são, pelo menos, 1.400 metros quadrados com as novas estruturas. O IFRS conta, hoje, com aproximadamente 1.600 alunos.

O diretor de Administração do Campus, Thiago Grassel dos Reis, comentou sobre os novos espaços inaugurados: “nós víamos a necessidade de ampliarmos para termos esse laboratório para ciências agrárias, de suma importância para os alunos, além das novas salas de aula do bloco D. Para o IFRS com certeza é um grande orgulho, por termos esse espaço ampliado e poder proporcionar essa educação integral”.

O Diretor Geral do IFRS, Rodrigo Monteiro, celebrou a entrega dos novos espaços: “é uma grande alegria estar participando desse momento histórico para o campus, que era uma demanda antiga. Nós estávamos precisando de um espaço adequado para esses estudos, e essa unidade com os laboratórios, além de qualificar as aulas, irá ser importante para projetos de diferentes natureza”.

O Reitor do IFRS, professor Júlio Xandro Heck, exaltou o fato da instituição ser referência em educação: “nos orgulha muito em ver o envolvimento do campus de Bento com a cidade. Nós fomos pioneiros em estudos de enologia no país, em formação técnica superior e agora também em pós-graduação em nível de Mestrado. E agora somos pioneiros na oferta de pós-graduação em nível de Mestrado na área de enologia. O que nos torna diferentes são as pessoas que fazem parte desse grupo, e temos professores e alunos excelentes”.

O prefeito Diogo Siqueira destacou sobre o fato do IFRS ser referência em educação no município e região, destacando o prestígio junto à comunidade. “É uma instituição que forma muitos alunos, qualificando e sendo uma referência para eles e a sociedade. Sabemos da importância dos estudos desenvolvidos aqui no campus para a área da vitivinícola, dentre outras áreas. E com isso Bento deve se desenvolver cada vez mais com qualidade. Destaco também que neste ano os educandários municipais receberam um material didático padronizado para todos os alunos, sendo também um passo importante na qualificação da nossa educação. Precisamos formar mais alunos e reforçar a educação do município”.

Foto: Rodrigo de Marco

Sobre as obras dos blocos

Bloco D

Nesse local foi realizada a readequação, gerando oito novas salas de aula. Também houve a reforma dos banheiros do pavimento térreo, instalação de nova rede elétrica (térreo e superior), substituição do telhado, pintura externa e interna (no piso inferior). Desde o início do calendário letivo de 2022, estão acontecendo aulas do ensino médio/técnico, da graduação e da pós-graduação no Bloco D. O prédio havia sido construído na década de 1960 e já foi utilizado como alojamento para estudantes e como laboratório, no âmbito das Unidades Educativas de Produção (UEP), entre outros usos.

Bloco K

No Bloco K foram realizados acabamentos e a instalação de rede elétrica, bem como a adequação para que possa receber os Laboratórios de Ciências Agrárias. No local, há previsão de instalação de: Sala de apoio, implementos e insumos; Laboratório de Mecanização, Irrigação e Drenagem; Sala de Apoio Técnico; Laboratório de Sementes; Sala de Aula; Laboratório de Olericultura, Plantas Medicinais e Ornamentais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.