• Naturepet Pharma
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2021

  • Posto Ravanello
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 01/12, o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes podem conferir as respostas no site do instituto. Os resultados dos participantes serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022.

Gabarito oficial – 1º dia

– Prova Azul

– Prova Amarela

– Prova Branca

– Prova Rosa

Gabarito oficial – 2º dia

– Prova Azul

– Prova Amarela

– Prova Cinza

– Prova Rosa

De acordo com informações do Inep, 2,1 milhões realizaram as provas do Enem nos últimos dias 21 e 28 de novembro. Este é o menor número de participantes desde 2004. O número total de abstenções foi de 29%, menor que na última edição, mas ainda considerado alto pelo número de inscritos. 

Os participantes responderam a 180 questões de ciências humanas, linguagens, ciências da natureza e matemática. O tema da redação deste ano foi Invisibilidade e Registro Civil.

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, o Programa Universidade para Todos(Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito estudantil.

Questão sobre Copa do Brasil é anulada

Uma questão da prova de matemática e suas tecnologias sobre a Copa do Brasil foi anulada. A questão 157 (prova rosa), 178 (prova amarela, laranja e verde), 138 (prova azul) e 155 (prova cinza) exibia todos os clubes campeões da Copa do Brasil e a quantidade de títulos de cada um até 2018 e perguntava “Quais as quantidades de painéis diferentes que a CBF pode montar?”. 

No domingo, após a aplicação do Enem, durante a correção da prova de matemática, os professores do Anglo Leonardo da Vinci, questionaram as respostas apresentadas. Segundo eles, nenhuma delas estava correta.

Segundo o Inep, a questão anulada não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Polêmicas

A edição do Enem deste ano foi marcada por muitas polêmicas. Cerca de 37 funcionários do Inep pediram demissão às vésperas da prova. Eles alegaram falta de gestão e assédio moral. O diretor do Inep, Danilo Dupas, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negaram as acusações.

Os dois participaram de audiências para explicar a crise no Inep, mas não esclareceram a presença de um agente da polícia federal na área segura durante a montagem das provas do Enem.