Jacaré de cerca de 1,7 m e 50 kg é encontrado por crianças em pátio de casa no RS

Veterinários reforçam que o animal não ataca pessoas a não ser que se sintam ameaçados

Foto: Divulgação BABM

Um jacaré-de-papo-amarelo de 1,68 m e cerca de 50 kg foi encontrado por crianças no município de Formigueiro, na Região Central do Rio Grande do Sul, no início da noite de segunda-feira, 27/11. Ele foi resgatado e levado a um mantenedouro em Santa Maria, a 60 km de distância, onde passou por avaliação médica.

As crianças estavam jogando futebol quando viram o animal. Elas chamaram as mães, que acionaram o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Segundo a BM, a espécie é nativa e comum na região, dificilmente entrando em áreas urbanas, o que pode ocorrer apenas quando está à procura de alimentação.


O jacaré foi localizado pelos policiais no pátio da casa, que fica entre três residências. A principal suspeita é de que ele tenha saído de um açude, que fica próximo ao local. Veterinários reforçam que o animal não ataca pessoas a não ser que se sintam ameaçados.

“Ele chegou em boas condições de sanidade, ele está bem. É um animal que tem todas as condições de retornar ao seu ambiente natural, até porque é uma espécie comum na região, importante para o equilíbrio ambiental”, comentou Santos Braz, responsável pelo mantenedouro.