Lançamento de “[Quase] Todos os Segredos da Cachaça Gaúcha” surpreende

No dia 07/07, o cerimonialista e declamador premiado Pedro Júnior Fontoura, declamando versos sobre a cachaça gaúcha, deu início ao evento de lançamento do livro “[Quase] Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas – Cultura e História da Cachaça no Rio Grande do Sul”.

A noite de autógrafos, com a presença dos autores Leomar De Bortoli [Bento Gonçalves] e Antônio Silvio Hendges [Soledade], teve como cenário o Complexo Vivere Tamandaré, em Garibaldi. Proprietários de diversos alambiques gaúchos e autoridades prestigiaram o lançamento.

Para a produção e redação do livro, que pode ser adquirido tanto em formato impresso quanto digital, foram pesquisadas cachaçarias, museus e regiões produtivas gaúchas. Segundo os autores, o cultivo da cana de açúcar e a produção de cachaças foram fundamentais para a sobrevivência de diversas colônias de imigrantes no estado, sejam açorianos, alemães, italianos e outros que se fixaram aqui nos séculos XVIII e XIX – sem esquecer a importância dos tropeiros na distribuição e trocas de mercadorias, tendo a cachaça como moeda de troca.

Além do trabalho de pesquisa e redação, a Associação Atlanthica foi parceira nessa ação cultural. Coube à associação elaborar o projeto e buscar o financiamento do Pró-Cultura do RS. Como patrocinadores, assinam LNF – Latino-Americana, Multimóveis, PCR Metal e RG Inox. O livro “[Quase] Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas” já pode ser adquirido diretamente com os autores. Contato pelo telefone (54) 99955.2905.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.