Leite anuncia pré-candidatura ao governo do RS

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira, 13/06

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 13/06. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa do partido, transmitida pelas redes sociais. Leite havia renunciado ao cargo de governador em março, para pode participar das eleições deste ano. A expectativa inicial era que ele fosse candidato à presidência da República, algo que não se concretizou após conversas internas com o partido.

Em outras ocasiões, Leite havia afirmado que não tinha pretensões de concorrer à reeleição ao governo do RS. No início do ano, em visita a Bento Gonçalves, o governador havia afirmado que não tinha “preocupação em estar na vitrine”, reforçando que não concorreria novamente ao cargo.


Contrariando suas afirmações iniciais, Leite comentou que aceitou “com muita humildade” o desafio de concorrer ao governo. “Mudei de opinião, mas não mudei de princípios”, disse.

Ainda durante o anúncio, o ex-governador afirmou que estar fora do cargo irá facilitar sua candidatura, “sem contaminar a máquina pública, podendo ser um candidato a governador, e não um governador candidato”. “O Brasil provou que eleição no cargo, muitas vezes não é o melhor caminho”, complementou.

Leite também ressaltou os trabalhos feitos durante sua gestão. “Promovemos reformas, colocamos salários em dia, retomamos a capacidade de investimentos no Estado, que já somam mais de R$ 6 bilhões em todas as áreas”, citou, fazendo referência ao programa Avançar RS.

“O jogo virou, mas não terminou […]. Cabe aos gaúchos decidirem me dar a chance de continuar o projeto que já iniciamos”, declarou.

Ao ser questionado por jornalistas sobre um nome para vice, Leite disse que irá intensificar conversar com partidos políticos.