Mãe e filho de Bento escrevem livro infantil

“Rald, o Robô”, que será lançado na Biblioteca Pública Castro Alves, foi escrito pela médica Adriana Tier e o filho Heitor, de 6 anos

Foto: Natana Fontes. Imagem: Divulgação

Ao voltar de um plantão, numa manhã no começo da pandemia, a médica Adriana Tier encontrou um trabalho manual do filho no qual ele criava um robô. Instigada pela imaginação de Heitor Tier Simioni, que na época tinha quatro anos, ela desafiou o filho a contar a história daquele personagem. Assim começava a nascer o livro “Rald, o Robô”, que será lançado dia 16 de julho, sábado, das 14h às 16h, na Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves.

“Rald, o Robô” mostra o que pode acontecer quando três crianças precisam ficar em casa e têm muito tempo disponível. Ao usar seus superpoderes da curiosidade e da imaginação, entre livros, brincadeiras e aventuras, realizam muitas descobertas. Com essa premissa, a narrativa foi concebida por Adriana Tier a partir da ideia do filho Heitor, hoje com seis anos. Os personagens Alícia, Puedusalves e Heitor divertem-se respondendo perguntas e realizando criações enquanto o mundo lá ; fora segue “parado” – uma citação subliminar do período de lockdown.

Foi justamente a necessidade de abraçar a imaginação do filho e instigá-lo a soltar a criatividade que também estimulou a escrita e a criação de Adriana – que foi uma criança apaixonada por livros. No livro criado por Heitor aos quatro anos, que faz parte da publicação, o menino solta sua inventividade imaginando seu personagem com uma “caixa rosa”, destinado ao cérebro, e uma “caixa amarela”, onde são guardadas as memórias do robô amigo. Para a finalização desse “dois em um” de “Rald, o Robô”, a autora contou com a mentoria da escritora Christina Dias e as ilustrações multicoloridas e pra lá de divertidas do ilustrador Marlon Costa, que deu vida aos personagens e brincadeiras do livro.

“Os personagens, brincadeiras e diálogos que acontecem na história são inspirados nas criações imaginárias de Heitor e nossas vivências em família desde os anos iniciais de vida do nosso pequeno. Acredito ser possível plantar uma inspiração em outras famílias: quantas histórias nossas crianças nos contam todos os dias? Quantas dessas histórias conseguimos ter “olhos de ver”, “ouvidos de escutar” e “coração de sentir”?”. Também já tive retorno de algumas professoras, que visualizam inúmeras maneiras de trabalhar com o livro”, descre ve a autora, que está lançando a publicação de forma independente, pela editora Acesso Popular.

A publicação também já originou uma composição homônima criada pelo músico Wladi Costa, que pode ser conferida no Spotify.  Além dessa faixa, há uma música nova nascendo, dessa vez uma composição do músico Matheu Corrêa e do brincador Maurício Alves, artistas que fazem parte do Projeto Kombina. A música será usada nas atividades interativas no dia do lançamento, que é aberto ao público. O trabalho também estará em breve nas plataformas digitais.  

Além dos autores mãe e filho, a tarde de lançamento e sessão de autógrafos contará com a presença do ilustrador Marlon Costa, que vai expor as ilustrações originais do livro durante o evento, da escritora Christina Dias e do artista e contador de histórias Maurício Alves. O projeto também tem apoio da livraria Dom Quixote.

Numa iniciativa colaborativa, a autora sugere que, no dia do lançamento, as pessoas revisem suas estantes e bibliotecas para, quem sabe, fazer uma doação de algum livro usado para o acervo da Biblioteca Pública Castro Alves de forma a contribuir para que mais crianças tenham acesso a livros e tudo o que a leitura proporciona.


O que: Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Rald, o Robô”
Quando: dia 16 de julho, das 14h às 16h
Onde: Biblioteca Castro Alves (Rua Barão do Rio Branco, 123, Centro, Bento Gonçalves)
Quanto: R$ 39,90
O livro pode ser adquirido com a autora ou na Dom Quixote Livraria (loja física ou virtual), com envio para todo Brasil.
 

Siga a autora no Instagram @tieradriana para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.