Mais água para o Bairro São Roque

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou na última segunda-feira, dia 6, a realização importantíssima para os moradores do bairro São Roque. Será realizada a troca da adutora que abastece a região, o que irá permitir uma melhor qualidade na distribuição de água às casas da população desta localidade e também de bairros vizinhos. A solicitação era uma reivindicação muito antiga daquela comunidade.

De acordo com o gerente da Corsan, Claudio Ferreto, a obra já foi autorizada e está em fase de estudos e licitação. Ele informa que a adutora atual, de 200 milímetros, não é suficiente para garantir o abastecimento de água para os cerca de 25 mil moradores do São Roque e outros bairros vizinhos, como o Zatt e o Ouro Verde, principalmente no verão, quando o consumo aumenta consideravelmente.  Ferreto afirma que alguns pontos chegam a ficar duas a três horas sem abastecimento nesta época do ano. Já está sendo feita uma análise técnica para saber se a troca será feita por uma adutora de 300 ou de 500 milímetros, o que permitirá o envio de água maior que o dobro da capacidade atual.

Claudio Ferreto acredita que a obra deve ser concretizada até o início do verão, em dezembro deste ano. Com isso, a Corsan acredita que irá por um fim à crise de abastecimento do bairro São Roque e arredores. Além da troca de adutora, a companhia irá realizar a troca de sua canalização. O gerente da Corsan explica que atualmente a tubulação utilizada é de cimento e fibra, com 60 milímetros de diâmetro. Estas tubulações serão trocadas por material de PVC, também de 60 milímetros, ou, em alguns casos, de 100 milímetros, dependendo da vazão necessária na região. Este novo material apresenta maior resistência, evitando assim uma manutenção ou reparos mais frequentes da canalização.

Obra chega em boa hora

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Roque, Loreno Eitelven, a comunidade tem sofrido com a falta de água no verão há mais de seis anos. Ele afirma que a realização da obra chega em boa hora e vai beneficiar a coletividade, além de moradores dos bairros vizinhos. “Estamos nessa mobilização há muito tempo. Nos organizamos e, finalmente, vamos ter nossa reivindicação atendida”, destacou o presidente.

Loreno Eitelven comemora dizendo que 2011 tem sido o ano do bairro São Roque. O presidente revela que além da notícia da Corsan, a comunidade espera a realização e entrega de duas obras importantíssimas para a região. Uma é a finalização da construção de uma escola de educação infantil, com capacidade de abrigar 120 crianças por turno, e que deve ser entregue até outubro. Outra é a construção de um colégio municipal, que irá receber cerca de mil alunos dos ensinos básico e fundamental. A obra está em fase de licitação.

Marcelo Maciel

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.