Memórias do Rolê: história do Hip Hop de Bento Gonçalves ganha livro

O lançamento ocorre na quarta, 13/12, no Museu do Imigrante

Foto: New Guss

Na próxima quarta-feira, 13/12, às 19h, no Museu do Imigrante, ocorre o lançamento do livro “Memórias do Rolê”. Concebida e organizada pelo B-boy e produtor cultural Pedro Ramon Festa, a publicação reúne relatos, histórias e imagens que registram a cena cultural do Movimento Hip Hop de Bento Gonçalves. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura do município.

Feito de forma colaborativa, o livro começou a ser elaborado a partir da criação de um site que recebeu muitas histórias referentes ao Movimento Hip Hop de Bento Gonçalves, sendo mais de 100 memórias narradas pelo público. A partir desses relatos, foram selecionadas 31 delas, nas quais o autor relembra momentos importantes, encontros, festas, viagens, exposições, apresentações, shows, grafitagens e as diversas edições da Battle In The Cyfer, um dos principais eventos da cena bento-gonçalvense, que tem projeção nacional e internacional.


A seleção do material, agora reunido em livro, foi feita por Pedro juntamente com a museóloga Luiza Ambrosi. O processo de escrita também teve o acompanhamento da historiadora Cristine Tedesco. As memórias e histórias do livro também estão registradas no site do projeto, que se tornou uma espécie de museu virtual do Hip Hop de Bento Gonçalves e da região.

“É um primeiro passo para resgatar memórias do Hip Hop local. Não estou contando a história, mas sim minha perspectiva sobre muita coisa que aconteceu na cidade”, afirma o idealizador.

O livro tem 160 páginas, coloridas, em formato 24×24 cm, cuja primeira tiragem tem 500 exemplares. O livro será vendido no valor de R$ 40,00. No dia do lançamento, o público será recebido com diversas atrações artísticas da cultura Hip Hop local.