Mês da Mulher terá ação para arrecadação de absorventes em Garibaldi

Campanha “Adote um ciclo” vai beneficiar mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social

A programação do Mês da Mulher 2022 terá uma ação social diferente neste ano. A campanha “Adote um ciclo” visa arrecadar absorventes íntimos femininos para destinar posteriormente a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social.

Foto: Caroline Vieira dos Santos.


As doações de absorventes podem ser feitas até o final de março na sede da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) ou em oito farmácias de Garibaldi: Fran Farma, Drogabel, Panvel, São João (Buarque de Macedo, Avenida Independência e Avenida Rio Branco), Essência Farmácia de Manipulação e Dose Diária.
A campanha é uma realização da Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi.

Dignidade menstrual
A dignidade menstrual é um direito da mulher, mas milhares delas enfrentam a chamada “pobreza menstrual”, ou seja, não têm acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento mínimo. De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes. A pesquisa foi lançada em maio de 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar. Uma enquete realizada pelo UNICEF com meninas e mulheres que menstruam apontou que 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação e que 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.
Quer saber mais? Acesse: https://www.unicef.org/brazil/dignidade-menstrual 

RESUMO
Campanha “Adote um ciclo” – Doação de absorventes íntimos femininos
Quando: até o final de março
A quem serão destinados: a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social de Garibaldi.

Locais para coleta:
Apeme (Rua Heitor Mazzini, 122 / sala 02, Edifício Sonata, Centro)
Fran Farma Medicamentos e Perfumaria
Drogabel Drogarias
Farmácia Panvel
Farmácia São João (Buarque de Macedo)
Farmácia São João (Avenida Independência)
Farmácia São João (Avenida Rio Branco)
Essência Farmácia de Manipulação
Dose Diária Farmácia e Manipulação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.