Mestrado da UCS recebe inscrições até o dia 29

Oferecido na maior região vitivinícola do país, o Mestrado em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul é destinado a profissionais graduados em áreas relacionadas com a vitivinicultura ou com experiência na área, na forma de atuação profissional, especialização, estágios de longa duração ou cursos de extensão.

O Mestrado visa à formação de profissionais altamente qualificados na área de vitivinicultura, de modo a atender à demanda nacional e internacional das empresas do setor e contribuir para a qualificação e fortalecimento da vitivinicultura nacional. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outubro do ano passado e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e ao Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS.

Com uma estrutura diferenciada, os alunos têm à disposição os laboratórios do Instituto de Biotecnologia para a realização de seus trabalhos de pesquisa, além de outros localizados em diferentes unidades universitárias. Os laboratórios possuem equipamentos modernos adquiridos, em grande parte, com recursos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, dentro do Programa de Modernização Tecnológica da Serra, além de outras fontes de financiamento como a Fapergs, CNPq, Finep, empresas privadas e a da própria UCS, que também mantém convênio com a Secretaria da Agricultura do Estado, para desenvolvimento de pesquisa no Laboratório de Enologia do Rio Grande do Sul, sediado em Caxias do Sul.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218.2293 ou pelo site www.ucs.br.

Bolsas
O Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola contará com um número limitado de bolsas, nas modalidades integral e parcial, disponibilizadas pela própria universidade, que serão concedidas aos candidatos optantes que se submetam às exigências pertinentes, principalmente, com relação ao tempo de dedicação ao curso. O número de bolsas disponíveis e os critérios de distribuição serão informados ao candidato na ocasião da entrevista.

Linhas de pesquisa

Três linhas de pesquisa são oferecidas no Mestrado:

– Enologia e Saúde: tem por objetivo a caracterização microbiológica, química, farmacológica e nutricêutica de uvas, vinhos e derivados produzidos com uvas viníferas e americanas das diferentes regiões vitivinícolas, assim como o desenvolvimento e adequação de inovações tecnológicas com vistas à qualificação da vitivinicultura brasileira.  Esta linha se divide em quatro focos maiores: Microbiologia enológica e melhoramento genético; Inovação tecnológica na produção de vinho; Propriedades e princípios farmacológicos e nutricêuticos do suco, do vinho e derivados e Análises químicas e sensoriais em vinhos;

– Viticultura e Meio Ambiente: visa qualificar a viticultura gaúcha e nacional através do desenvolvimento e avaliação de inovações na área de cultivares, produção de mudas, condução e tratamentos, nutrição vegetal, agricultura de precisão, monitoramento e controle de convencional, integrado e biológico de pragas, atendendo à demanda crescente do setor vitícola. Esta linha se divide em três ênfases principais: Inovações tecnológicas e viticultura; Monitoramento e controle de pragas da videira; e Ecofisiologia da videira.

– Gestão Estratégica em Vitivinicultura: tem por objetivo contribuir para a qualificação do setor vitivinícola nacional através da análise da cadeia produtiva vitivinícola, focando estratégias de produção, comercialização e marketing, estudos de regionalização vitivinícola e indicações geográficas, inovações organizacionais e tecnológicas, empreendedorismo em vitivinicultura e enoturismo.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.