Ministério da Saúde desliga dois médicos cubanos de Pinto Bandeira

O Ministério da Saúde determinou na terça-feira, 26, o desligamento de dois profissionais cubanos do Programa Mais Médicos que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pinto Bandeira. Conforme deliberação do diretor do Departamento de Planejamento de Profissionais da Saúde do ministério, Felipe Proença de Oliveira, a decisão foi em decorrência do descumprimento da Medida Provisória n.° 62/2013 – que obriga os profissionais que integram o Programa Mais Médicos a realizarem cursos de especialização que envolvem ensino, pesquisa e extensão – visando o aperfeiçoamento dos médicos na Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois médicos cubanos justificaram que estão matriculados e cursando especialização na modalidade ensino a distância, porém não concluíram a capacitação no período determinado pelo Ministério da Saúde devido a problemas constantes na plataforma de ensino e pelo atraso na disposição de um supervisor da área médica para acompanhá-los no Estado. Entretanto, as alegações não foram aceitas pelo ministério.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, mesmo com desligamento dos profissionais, Pinto Bandeira continua conveniado ao Programa Mais Médicos e, segundo uma deliberação do Ministério da Saúde, dois novos médicos serão disponibilizados para a UBS a partir do dia 20 de maio. Enquanto isso, haverá um corte no número de pacientes atendidos diariamente na Unidade, que ficou com apenas um clínico geral. Veja abaixo os novos horários de atendimento na UBS, que passam a vigorar a partir desta sexta-feira, 29.

Novos horários para consulta:

Segunda-feira – Pela manhã não haverá médico. No período da tarde serão disponibilizadas 10 consultas agendadas com clínico geral e 4 de urgência.

Terça-feira – Haverá apenas atendimento com a médica pediatra à tarde.

Quarta-feira – Não haverá médico na Unidade.

Quinta-feira – Período da manhã serão disponibilizadas 10 consultas agendadas com clínico geral e 4 de urgência. Mesmo número de atendimentos à tarde.

Sexta-feira – Médico clínico geral atenderá pela manhã e à tarde. A médica ginecologista apenas no período da manhã. À tarde permanece o atendimento com a médica pediatra.

Os demais serviços: odontologia, nutricionista, psicóloga e a farmácia continuam com atendimento normal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.