Miolo prevê safra histórica em 2011

As características das primeiras uvas brancas colhidas a partir da segunda quinzena de janeiro confirmam a expectativa da Miolo Wine Group de registrar uma safra excepcional em 2011. A empresa, que já colheu cerca de 30% da safra, espera para este ano uma colheita excelente em qualidade, quantidade e sanidade, com mais de 12 milhões de quilos da fruta, e a elaboração de vinhos superpremiuns. A empresa planeja ainda o lançamento de novos produtos TOP. A colheita deve prosseguir até início de abril.

As condições climáticas extremamente favoráveis são as principais responsáveis pelo otimismo no setor. O inverno rigoroso, as chuvas escassas no ciclo vegetativo das plantas e o tempo seco durante a floração e a maturação produziram frutas mais concentradas, sãs e aromáticas. “Aliado a isso, tivemos o manejo e as práticas culturais corretas”, diz Ciro Pavan, engenheiro agrônomo da MWG. Pelas análises preliminares, a safra de 2011 deve ser superior à de 2005. “Estamos com a melhor colheita dos últimos 20 anos”, calcula Ricardo Haas, enólogo responsável pela Vinícola Almadén (Livramento-RS). 

Adquirida pela MWG em 2009, a Almadén recebeu atenção especial. Houve mudanças estruturais nos parreirais, como a verticalização do vinhedo e manejo controlado do dossel vegetativo. A MWG também iniciou, em 2010, na Almadén, na Vinícola Miolo e no Seival Estate, o tratamento por uso de calor, tecnologia que visa eliminar ou reduzir significativamente a necessidade do uso de produtos agrotóxicos. “Graças a esse cenário, de clima e manejo ideais, obteremos vinhos e espumantes únicos”, afirma Gilberto Simonaggio, enólogo da Vinícola Miolo. Miguel Almeida, responsável pelo Seival Estate, faz coro ao otimismo: “As perspectivas para a safra de 2011 são fantásticas. A novidade para esta vindima é a segunda edição do Sesmarias”. 

Safra 2011 produzirá novos vinhos TOP

A qualidade das uvas colhidas neste ano permitirá a produção de vinhos tops, elaborados apenas em safras excepcionais, como o espumante Millésime e os vinhos Castas Portuguesas, Merlot Terroir, Cuvée Giuseppe, e os ícones Sesmarias e Miolo Lote 43.

A Vinícola Almadén elaborará seu primeiro vinho ícone, um Tannat proveniente das mais velhas vinhas da empresa, todas com mais de 30 anos. O mais recente projeto da Miolo, o Bellavista Estate Bueno, do narrador esportivo Galvão Bueno, também terá novidades. Serão elaborados os varietais Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

Os novos produtos da linha superpremium dessa safra devem chegar ao consumidor a partir do segundo semestre de 2012.

Com informações de Moglia Comunicação Empresarial.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.