Moradores do Zatt comemoram o aumento de obras de infraestrutura no bairro

Ainda sofrendo com alguns problemas básicos, o local tem recebido melhorias e investimento do Poder Público

Foto: Lucas Marques

Ao norte do perímetro urbano de Bento Gonçalves está um dos bairros que mais têm crescido nos últimos anos. Atualmente, o Zatt conta com mais de 600 famílias e não para de crescer. São pessoas que escolheram o local para viver, reconhecem as necessidades da comunidade, mas recentemente têm tido a chance de comemorar a conquista de demandas antigas e importantes, como as obras nas áreas da educação, habitação, esporte e lazer.

Há mais de 20 anos, o casal Leonel Ribeiro e Rosane Artioli reside no bairro. Ali, eles foram constituindo família, crescendo profissionalmente e fazendo parte da comunidade. Eles são pais de Rayane Ribeiro, uma jovem de 18 anos que nasceu e cresceu no Zatt, local onde também frequentou a creche e a escola municipal e que considera seu lar.

Para ela, o bairro tem diversos pontos positivos, entre os quais a jovem destaca a relação com a comunidade. “O contato que temos com os vizinhos, se torna um diferencial. Por ser um bairro que é afastado do grande movimento, acredito que isso contribui muito”, afirma. Porém, assim como todos os bairros, a moradora ressalta a necessidade de melhoria em áreas como transporte público e infraestrutura do comércio. “Sinto um pouco a falta de comércio específico, como farmácia e mercados maiores. Outro fator é a falta de mais horários de ônibus na parte baixa”, comenta.

Conhecido por muitos anos como um dos bairros mais violentos, muito devido à incidência do tráfico de drogas, a comunidade tem percebido a diminuição da criminalidade no local. Um dos números que demonstram essa tendência são os homicídios. Neste ano, não houve nenhum crime desse tipo no bairro. Em 2021, houve um registro. Já entre os problemas que seguem como uma das principais demandas da população está o saneamento. “Ainda há esgoto a céu aberto entre as ruas Libório Dall’Agnese e João Domingos Poli”, comenta um morador. No entanto, outras reivindicações antigas começam a ser atendidas pelo Poder Público, como a nova escola infantil municipal localizada na área mais carente.

Uma das principais obras e que era um desejo antigo da comunidade, a escola está sendo construída em um local de 884,75m² e irá contar com salas de aula, playground, solarium, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, enfermaria e salas administrativas. A finalização da obra tem sofrido atrasos, mas, segundo a prefeitura, deve ser entregue em outubro deste ano.

Na visão de Rayane, as melhorias que o bairro tem recebido são importantes, mas que deveriam ter acontecido antes. “Nem sempre foi assim, por muito tempo houve um descaso por parte das autoridades, onde obras ficaram paradas por muitos anos”, comenta.

Para o prefeito de Bento, Diogo Siqueira, as melhorias vêm para contemplar uma comunidade diversa e ampla. “No coração do bairro Zatt, está em andamento a construção da Escola Infantil, que vai proporcionar mais vagas, os alunos vão contar com um espaço qualificado perto de suas residências. Foi concluída a quadra de esportes, já está em andamento o processo para o paisagismo do entorno. São ações que proporcionam mais qualidade de vida e mais segurança para população”, diz.

O processo de paisagismo citado pelo prefeito teve recentemente divulgado quem será a empresa responsável pela obra. Segundo o Diário Oficial, a Terraplenagem e Pavimentação Alves Ltda fará a obra que terá custo de R$ 183.995,73. Em março de 2022, o município também anunciou a chegada de R$ 2 milhões em recursos para realizar a regularização fundiária de 640 lotes no bairro.

Para a menina que cresceu caminhando pelas ruas estreitas do bairro e vê as mudanças dia a dia, o Zatt e seus moradores estão sendo mais bem assistidos. “Isso gera uma valorização maior para o bairro e talvez possa mudar a imagem ruim que muitas pessoas ainda possuem daqui”, pontua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.