Moradores registram grande quantidade de espuma no rio Buratti

Nesta terça-feira, 10/08, circulou pelas redes sociais um vídeo que mostra as águas do Buratti, em Bento Gonçalves, cobertas por espuma após a chuva que atinge a região desde a segunda-feira, 09/08. Conforme relato de moradores, a cena se repete a cada dia de chuva e além da espuma também é possível visualizar um lodo escuro e denso. 

Segundo o gerente da Corsan, Marciano Dal Pizzol, em cumprimento à legislação, a companhia realiza análises periódicas do esgoto pluvial no local, mas não interfere no curso ou no tratamento da água.

De acordo com a secretaria municipal do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, o problema ocorre após um período sem chuva. Além disso, a secretaria também afirma que já realizou análises da água para verificar a presença de resíduos. Uma equipe deve comparecer ao local para avaliar a situação. 

Em outubro do ano passado, em reportagem do SERRANOSSA, moradores já haviam reivindicado soluções com relação ao descarte de resíduos e à poluição no local. Na ocasião, eles relataram que foram feitas diversas fiscalizações, coletas e análises dos resíduos despejados no rio, mas que a situação continua a mesma há décadas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.