Mostra “Os 10 anos da Battle in The Cypher” está exposta no Salão Nobre da Prefeitura

A entrada da exposição é gratuita e estará disponível para visitação até o dia 25 de julho

Foto: SECULT/Divulgação

A cena Hip Hop já é uma das referências culturais e artísticas de Bento Gonçalves e no último sábado, 25/06, entrou em exposição no Salão Nobre da Prefeitura a mostra “Os 10 Anos da Battle in the Cypher”, contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura e que reúne, em imagens e materiais diversos, uma linha de tempo onde é possível conhecer a história de um dos mais conhecidos encontros culturais realizados no município. A exposição demonstra a dança, o ritmo, a poesia e os personagens deste movimento que leva o nome do município para eventos nacionais e internacionais.

Neste percurso, fotografias, matérias de jornal, flyers, peças de exposições que aconteceram nas diversas edições da BITC, camisetas, telas de serigrafia e diversos outros artefatos estão entre os materiais que contam o fortalecimento da cultura urbana em Bento Gonçalves e sua projeção regional, estadual, nacional e internacional.

Criada em 2019 para registrar e festejar os 10 anos de Battle In The Cypher, tem uma característica de circulação, chegando também a outros locais do Brasil e em países da América do Sul. Um diferencial da mostra é a existência de QR Codes próximos às obras que remetem a um site com vídeos que também registram um pouco mais sobre a primeira década da Battle.

O secretário da cultura Evandro Soares comentou sobre a exposição e a valorização da cena. “Essa exposição expõe um pouco desses 10 anos da cena aqui no município, valorizando os artistas que fazem com que o hip hop feito em Bento ganhe o Brasil e o mundo. Essa é mais uma oportunidade para as pessoas prestigiarem e conhecerem um pouco do trabalho desses artistas”.

Prêmios conquistados

Nesse percurso que fechou 12 anos em 2021, a Battle In The Cypher conquistou o Prêmio Funarte Hip Hop 2014, o Prêmio Culturas Populares 2018 Edição Selma Do Coco, ambos realizados pelo Ministério da Cultura, além do Prêmio de Melhor Evento De Breaking 2018, pela conceituada revista digital Break SP, de São Paulo.

Outras premiações foram o prêmio FAC Culturas Populares – Hip Hop 2016, com o Hasta La Cypher, encontro que acontece dentro do Battle In The Cypher, realizado pelo governo do Rio Grande Do Sul, além dos Prêmios PROAC Hip Hop e Elisabete Anderle, financiando a realização de pré-edições nos estados de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente.

Serviço

O que: exposição “Os 10 anos de Battle in the Cypher”

Período de visitação: 25/06 até 25/07

Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h – sem fechar ao meio-dia

Onde: Salão Nobre da Prefeitura- Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Centro

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.