Movimento Negro Raízes recebe pela terceira vez o Prêmio Zumbi dos Palmares

Pela terceira vez, o Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, recebeu o Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares – edição 2021, concedido pela Assembleia Legislativa pela sua atuação Cultural. A sessão solene ocorreu na tarde de quarta-feira, 17/11, no Plenário 20 de Setembro, e contou com a presença do secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes, vice-presidente do Conselho de Povos de Matrizes Africanas, presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da FAMURS (Codic/FAMURS) e presidente do CODIC/AMESNE, Evandro Vinicius Manes Soares.

Coordenado por Marcus Flávio Dutra Ribeiro e por Solana Côrrea, o Movimento recebeu seu primeiro reconhecimento pela atuação em maio de 2018 (ano de sua instituição), através de Voto de Congratulações concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por sua atuação que já se destacava regionalmente. Em 2019, de forma inédita, o Raízes recebeu 2º Prêmio Zumbi por sua atuação SOCIAL.

Marcus Flávio ressalta que a terceira honraria afirma o Movimento Negro Raízes como uma referência no Estado. “Muito mais da grandiosidade da Medalha Zumbi dos Palmares, a mensagem se consolida como uma representação negra no Rio Grande do Sul. Isso também nos motiva, se torna uma mola propulsora para continuar nesta construção rumo aos três pilares do Movimento: respeito, dignidade e igualdade. Sim, precisamos ser respeitados. Se somos respeitados, somo dignos. E se somos dignos, devemos ter um tratamento equânime, igualitário. As etnias, embora muitas vezes no sentido quantitativo, em determinado local umas são maiores, outras são menores, a linha étnica deve ter o mesmo tratamento. Quando nós falamos de racismo, falamos de uma chaga, uma falha brutal dentro da sociedade. E nós precisamos, sim, chegar no dia em que não mais precise falar destas chagas que, ainda, nos assolam muito”, destacou.

Evandro Soares lembrou da importância do trabalho do Movimento Negro Raízes e da honraria recebida pela terceira vez. “Reflete o trabalho árduo e diário que a entidade realiza no município da valorização da causa negra e o combate ao racismo e ao preconceito. E junto com o Poder Público, nós temos conseguido tornar Bento Gonçalves uma cidade de referência na valorização da causa negra e ao combate ao preconceito. É uma honra para Bento Gonçalves o Movimento Negro Raízes ser agraciado mais uma vez e a Administração Pública sempre será parceria da entidade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.