MPT-RS apresenta balanço de ações de 2021

Denúncias sobre segurança do trabalho relativas à COVID-19 têm queda em relação a 2020; foram revertidos R$ 3 milhões de multas e indenizações para o combate à doença no Estado

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) recebeu 4.962 novas denúncias de irregularidades trabalhistas em 2021, a grande maioria delas (45,2%) referentes ao descumprimento de direitos básicos, como pagamentos e remuneração, duração de jornada, extinção de contratos e pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de contribuições previdenciárias.

As irregularidades específicas mais denunciadas continuam sendo as relativas a meio ambiente de trabalho (presentes em 36,8% das denúncias) e de segurança contra a COVID-19, que, mesmo com queda de 60% em relação a 2020, constou em 17,5% das denúncias (veja mais detalhes abaixo).

O MPT concluiu as denúncias de maneira predominantemente não judicial, com a assinatura de 517 termos de ajuste de conduta (TACs) e apenas 103 ações ajuizadas no ano. Além disso, o órgão atuou em 32 casos como mediador de conflitos entre representantes de empregados e empregadores, e como incentivador de políticas preventivas ou atuando em setores específicos da economia, através de 53 procedimentos promocionais, 20 a mais do que em 2020. Emitiu ainda 116 recomendações, através das quais o órgão alerta empregadores ou entidades patronais e seus filiados sobre a legislação que deve ser cumprida sobre determinado aspecto trabalhista, para cobrança futura de adequações.

Como resultado da atuação do MPT em defesa dos direitos do trabalhador e do cumprimento da legislação trabalhista, foram revertidos mais de R$ 3 milhões de multas e indenizações para o combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul apenas em 2021. No Estado, atuam 62 procuradores nas unidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.