NATAL BENTO: programação chega ao fim com evoluções e grande público

Segundo o secretário municipal de Turismo, a edição de 2022 colocou Bento no radar das programações de Natal da Serra

Foto: Kia Ora Films

No próximo dia 23 de dezembro, Bento Gonçalves realiza o último ato de uma grande programação de apresentações, shows e ações de Natal. Teatro, shows musicais e performances artísticas chegaram ao público com o intuito de levar um pouco do que é magia da época, e claro, da maneira mais Bento possível.

De acordo com o secretário do Turismo de Bento, Rodrigo Parisotto, responsável por colocar em prática as ideias, 2022 pode ser considerado como o ano que colocou, de fato, o Natal Bento na programação de atrações da cidade. “Com certeza esta foi uma edição marcante e a de maior público dos últimos anos. Acredito que estamos chegando a um momento de consolidação do projeto do ‘NATAL BENTO’”, afirma. “Certamente o planejamento deste ano deu um passo importante na consolidação do projeto, que para os próximos anos fortaleça ainda mais a imagem de Bento como uma cidade que realiza um belíssimo Natal”, pontua Parisotto.


Para a aposentada Lurdes da Silva, moradora de Bento há 25 anos, e que acompanhou algumas das atrações, os espetáculos deram oportunidade a ela e aos netos de ter um contato primoroso com arte e cultura de forma acessível. “Quando se pensa nessas apresentações, cheias de cor, luz, sons, se pensa que vamos ter que pagar por isso. Hoje não posso levar minha família para ver aquelas lindas apresentações em outras cidades. Eu gostaria, mas não dá. E aqui em Bento, nossa, é só vir, trazer minha cadeira, sentar aqui e aproveitar, de graça. E tudo que eu assisti foi muito lindo”, destaca.

Outro ponto que tem colocado Bento no radar das atrações de Natal é a sua decoração. Este ano, um túnel de led e uma árvore cantante foram uma das principais novidades. De acordo com Parisotto, a decoração interativa é um item ainda a ser muito explorado. “Eu espero que ainda possamos evoluir mais, onde o espírito natalino também esteja presente no comércio central, onde nossas lojas possam estar integradas decorando suas vitrines e participando ativamente das ações natalinas”, diz o gestor da pasta, que ainda cita cidades como Gramado, Canela e Garibaldi como exemplos onde se há uma transformação massiva na cidade, onde há um empenho geral em transformar aqueles como destinos de Natal.

Para o metalúrgico João Paulo Souza, a diversidade dos shows do Natal Bento foram também um diferencial. “Um dia um teatro do [filme] Frozen, outro dia música gaúcha, depois mais um show de Natal. É muito legal poder conferir tantas coisas em um único lugar.” Segundo o secretário de Turismo, há um longo trabalho para organizar essas atrações e dar ao público diversas alternativas. “Fazemos muita pesquisa, buscando sempre alternativas, novidades, ao mesmo tempo em que revisamos todos os shows que aconteceram com a possibilidade de novamente estarem se apresentando em mais uma edição do Natal Bento. Diversificamos bastante a programação, desde shows natalinos, teatro, dança, ballet, apresentações circenses entre outros.”

NOS BAIRROS

Neste ano, Bento levou algumas das atrações para os bairros, como Fátima e Vila Nova. Na visão de Parisotto, esta é uma forma de democratizar o acesso à magia do Natal para aqueles que nem sempre podem estar no centro da cidade – onde a maioria das atrações foram apresentadas. “Sempre procuramos ter ações extras na programação que descentralizam o Natal, claro, isso exige uma logística gigante, já que é necessário um grande movimento para deslocarmos a estrutura para outros locais e isso é muito positivo, pois o Natal é assim mesmo, precisamos ir à porta da casa das pessoas.”


Para o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ter as apresentações nos bairros faz a diferença para a comunidade. “Buscamos realizar ações que descentralizem a cultura e possibilitem que mais pessoas tenham acesso aos shows e programações artísticas, e com o Natal não poderia ser diferente. Foram realizadas apresentações nos distritos e nos bairros. Envolvendo toda comunidade na magia do período. Falamos muito em fazer o simples com excelência e essas ações também fazem a diferença para que todos possam aproveitar com a família esse momento”, pontua.

2023

Com o final do Natal Bento, a cidade já organiza para não deixar a área cultural e turística desassistida em 2023. “O próximo ano certamente será grandioso. Vamos iniciar já em 19 de janeiro mais uma edição do Bento em Vindima, que se estenderá até 19 de março. Vamos repetir mais uma edição do evento na Via Del Vino com noites de filós, shows culturais de música e dança valorizando a cultura ítalo-gaúcha, venda de produtos da agroindústria familiar, e desfiles cênico alegórico ‘O mundo do Vinho’, que será ampliado aprofundando ainda mais a história do vinho desde os primórdios passando pela vinda dos imigrantes italianos e a Bento Gonçalves de hoje. Bento terá ainda o Jantar Sob as Estrelas em fevereiro, a Maratona do Vinho e em março o Festival do Suco de Uva. Vamos iniciar o ano com tudo”, destaca.

ÚLTIMAS ATRAÇÕES


O Natal Bento segue com atrações até a sexta-feira, 23/12. Nesta quarta, 21/12, tem show do grupo Tholl Especial de Natal a partir das 20h, na Via Del Vino. Na quinta, 22/12, também às 20h e na Via Del Vino, tem o Grande Espetáculo Angelis. E no dia 23 acontece o grande Espetáculo de Encerramento do Natal Bento, a partir das 20h, na Via Del Vino.