Nova pista de skate da praça Centenário, no Centro, deverá fomentar esporte em Bento

Projeto está sendo construído com auxílio de representantes da modalidade no município, possibilitando incentivo a novos praticantes, evolução de skatistas e realização de ações sociais e eventos

Estrutura está desatualizada e apresenta avarias no concreto. Foto: Bruno Marconi

Há muitos anos, a pista de Skate da praça Centenário, no centro de Bento Gonçalves, tem sido o ponto de encontro de muitos jovens e adultos. Seja para trocar ideias, brincar, aprender a andar de skate ou praticar o esporte, o espaço sempre foi valorizado pela comunidade envolvida nesta modalidade. Entretanto, esquecida pela Poder Público, a pista começou a apresentar diversas deformidades ao longo dos anos. Além disso, sua estrutura se desatualizou diante da ascensão do esporte mundo afora, o que causou uma redução no número de pessoas que a utilizam diariamente.

Diante disso, a secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), decidiu se reunir com o IPURB e com representantes da modalidade para dar forma ao projeto de uma nova pista. “Entendemos a demanda e começamos a conversar com o pessoal que utiliza a pista para entender qual seria o melhor modelo. Fomos até o município de Picada Café, que é uma cidade com uma pista mais moderna, entendemos a proposta e passamos a buscar ferramentas para projetar a nova pista, no mesmo lugar que está hoje”, relata o secretário Eduardo Viríssimo.

Por haver defeitos no concreto, a estrutura terá que ser inteiramente reformulada. “Como não temos capacidade dentro da prefeitura de realizar um projeto extremamente adequado, a gente achou melhor licitar a elaboração. Agora a empresa está construindo, junto com os skatistas, com o IPURB e com a SEDES, um projeto que fique adequado e que economize o máximo de recursos públicos”, comenta. Posteriormente, o projeto final será apresentado ao prefeito Diogo Siqueira e, caso seja aprovado, será licitado para contratação da empresa que construirá a estrutura.

Conforme o vice-presidente da Associação Bento-Gonçalvense de Skate (AB Skate), Thiago Scapin, a nova pista vem sendo reivindicada há alguns anos, devido ao formato ultrapassado. Entretanto, a reivindicação ganhou força nos últimos meses, com a reativação da associação. “Após algumas conversas entre skatistas locais, membros da AB Skate, praticantes do BMX que também utilizam o espaço e os representantes do município (prefeitura, secretaria de Esportes e IPURB) foi dado andamento no projeto”, recorda.

Reunião realizada entre Poder Público e representantes da modalidade em Bento. Foto: Reprodução/Facebook

Em reunião recente, os representantes da modalidade repassaram características que julgam importantes para a nova pista, “utilizando como referência projetos mais recentes e formatos de pistas mais modernos que possibilitam a utilização para a prática do esporte no dia a dia, realização de eventos e também projetos sociais, como oficinas e escolinhas de skate”, cita Scapin.

De acordo com o vice-presidente da AB, o modelo atual costumava ser utilizado nos anos 2000, quando o Skate tinha um formato diferente. “As pistas atuais possuem um formato mais fluido, e se inspiram nas ruas da cidade, com obstáculos como palcos, escadas, bordas e corrimãos”, explica.

Ainda na opinião de Scapin, que reflete os entendimentos da associação como um todo, a obra será relevante para o município por uma série de motivos. Entre eles, a evolução de quem está iniciando na modalidade, tendo em vista que “os obstáculos da pista [atual] possuem um nível de dificuldade alto, o que muitas vezes desanima uma criança ou adolescente que está iniciando no esporte”. Além disso, o novo formato deverá auxiliar os já praticantes a se profissionalizarem, já que o projeto se assemelha a pistas atualizadas, utilizadas em competições.

Ainda, o espaço será uma porta de entrada para a idealização de ações sociais, como escolinhas de Skate – demanda já percebida pela AB em Bento. Por fim, o vice-presidente da associação cita o fomenta de eventos relacionados ao esporte, colocando a cidade, novamente, no calendário de grandes eventos do Estado.

“Tudo que a gente tem feito para os skatistas dentro de Bento, passa pela consultoria deles mesmos. Também temos acompanhado todo o processo da volta da AB Skate, uma instituição sem fins lucrativos. Entendemos que é de extrema importância para a comunidade e para os skatistas terem um local adequado, uma organização adequada e eventos a nível regional, estadual e nacional ocorrendo dentro da cidade, para fomentar esse esporte cada vez mais”, ressalta o secretário Eduardo Viríssimo.

Thiago Scapin complementa que já é possível perceber um aumento no número de praticantes em Bento nos últimos anos, desde simpatizantes, até atletas de alto nível. “Hoje muitos amigos vêm de outras cidades para andar de skate aqui, algo que é bem comum no skate e também é uma das coisas mais importantes, pois a cultura do skate presa muito pela diversão e amizade”, comenta. Questionado quanto às demais reivindicações dos praticantes da modalidade, Scapin ressalta que, como em qualquer outra área, sempre haverá melhorias a serem feitas. “Mas a principal delas era a nova pista. Então, com um passinho de cada vez, vamos melhorando o cenário do esporte”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.