Novo escudo do Esportivo divide opiniões entre torcedores

Nova identidade visual do clube de Bento Gonçalves foi revelada na noite de segunda-feira, 28/03. Mudança repercutiu na internet. Brasão do alviazul, alvo de maior polêmica, remete à uma taça estilizada, estabelecendo link que liga o vinho ao futebol.

Um assunto movimentou as redes sociais na manhã desta terça-feira, 29/03, em Bento Gonçalves: a nova identidade visual do Clube Esportivo. Apresentada para sócios, lideranças e imprensa, em um grande evento no Jardim 520, a mudança dividiu opiniões entre torcedores do clube, especialmente por conta do novo escudo do alviazul.

As mudanças, que vão do brasão do clube aos uniformes, e incluem o lançamento de produtos a serem comercializados junto à comunidade e visitantes, foram pensadas e criadas pela UNT Intelligence Design, de Bento Gonçalves, e capitaneadas por Marinangelo Alfredo e pelo designer e profissional de marketing Fabiano Olbrisch. Eles explicam que, para chegar ao produto final, a inspiração foi no Esportivo de antigamente, com estádio no centro da cidade, e na realidade do clube desde que os jogos passaram para o novo Montanha dos Vinhedos. “Muita gente deixou de assistir aos jogos, principalmente por causa da nova localização, entre outros fatores. E o público jovem não aprendeu a ter o Esportivo como motivo de orgulho. O que queremos é isso: trazer de volta para dentro do estádio o antigo torcedor alviazul e conquistar os mais jovens por meio de uma marca que seja atrativa, que transmita às pessoas a sensação de orgulho por levar no peito o escudo do time da cidade”, explicou Fabiano.

Outro argumento que ele utilizou foi o fato de Bento Gonçalves ser reconhecida em todo o Brasil como a Capital Nacional do Vinho. “As pessoas chegam em um determinado lugar, até em outros países, e quando dizem que são de Bento já falam que são da cidade do vinho. Mas não dizem que são da cidade do Esportivo, e é preciso que isso se torne mais constante, daí a ideia de associar a taça, em que se toma o vinho, ao time, e por isso o escudo ganhou o formato de uma taça estilizada”, detalhou Fabiano.

O presidente do alviazul, Leocir Glowacki, afirma que a nova identidade visual, além de estreitar vínculos com a cidade, tem como meta que é indispensável para garantir o futuro do Clube Esportivo: encontrar alternativas que ajudem a fomentar receita. “O aporte financeiro é indispensável para concretizar o que planejamos para o Esportivo e para que nosso querido Clube ocupe a posição de relevância e referência que merece. Criamos uma nova forma de apresentação para o Clube Esportivo que é a matriz de diversos subprodutos que certamente contribuirão para assegurar o aporte financeiro contínuo que precisamos”, disse o presidente.

Na internet, no entanto, torcedores criticaram as mudanças. Na postagem do novo escudo na fanpage do Clube Esportivo, mais de 30 comentários até a tarde desta terça-feira, 29/03, criticaram o novo escudo. “Um absurdo alterar um escudo tão bonito e tradicional! Até as cores foram alteradas! Muito triste”, lamentou um torcedor. “Que ideia infeliz! Quem tomou essa decisão não levou em conta a história e muito menos conversou com os torcedores! Sem contar esse escudo todo estranho, largo no meio, escrita com ideia de profundidade! Parece feito no WORD 95, nem parece profissional”, criticou o outro.

TORCEDORES SAEM EM DEFESA DO CLUBE

Mas as mudanças não geraram apenas críticas. Membros de torcidas organizadas do clube elogiaram a nova identidade visual. Luana Zorteá, conhecida torcedora do alviazul, afirma que adorou a nova identidade visual. “Claro que há um apego com o logo antigo, pois já estava em uso desde 1970, sendo que a silhueta era desde 1950, ou seja, muito tempo dentro da memória da cidade. Mas as mudanças precisam acompanhar o que está acontecendo com a localidade. Bento é um dos principais destinos turísticos do RS e o vinho é o produto que caracteriza a cidade. O clube foi fundado para representar a cidade, assim como o vinho, então ter uma identidade visual que casa ambas as propostas foi uma boa sacada”, elogia. “Não acho que a mudança é tão drástica como tem torcedores (e não torcedores) falando. Se você pegar o símbolo antigo e tirar a parte superior, fica a silhueta atual. Além disso, foram mantidas as cores, e ganhamos a sigla CSBG 1919 – lembrando o nome original de fundação Club Sportivo Bento Gonçalves e o ano. Ficou mais clean, elegante e inovador. A versão com a letra “E” ainda tem o diferencial dos contornos, superior e inferior, lembrar o formato de uma folha de parreira. Ficou bem elegante e uma opção boa para o lançamento de produtos mais seletivos e edições especiais”, analisou.

Maicon Rubini, sócio-torcedor e líder da torcida alviazul, pontua que toda novidade gera um desconforto, ainda mais quando se trata de algo tão importante quanto o escudo de um clube de futebol. “O antigo era muito bonito, mas acredito ser muito importante essa evolução na marca Clube Esportivo, principalmente por fazer uma relação com a nossa cidade, como Capital Brasileira do Vinho. Outro ponto a se destacar é a evolução junto à comunidade, no momento que começa a se disponibilizar produtos com a marca do clube, como o vinho, os Espumantes e também o chopp. Isso certamente fará com que o Esportivo seja cada vez mais lembrado e destacado tanto na cidade, como através de pessoas que visitam Bento Gonçalves e que possam comprar os produtos”, destaca.

Cristian Cassinelli, presidente da Torcida Organizada Fúria Alviazul, também gostou do novo logo. “Precisamos sair da caixinha, olhar para frente e pensar no crescimento do clube. Hoje o Esportivo está associando ainda mais a sua marca com a cidade”, afirma. “No meu ponto de vista está 100% aprovado e sei que tem muitos comentários negativos, mas precisamos pensar no crescimento do clube. Agora as pessoas podem ver nossa camiseta e saber que somos o Esportivo, da Capital Brasileira do Vinho”, elogiou.

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