Novo normal, Novo Educador? Mudar o olhar gera transformação


 

Em consonância com a missão da UCS, que é “Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável”, e neste cenário que nos desafiou na pandemia, trazendo mudanças significativas para o mundo, é consenso que não voltaremos ao que éramos antes, pois o novo normal será uma realidade diferente daquela com a qual estávamos acostumados.

No que tange à educação, será necessário adaptar-se à digitalização nas escolas e à utilização de metodologias de ensino mais modernas e desafiadoras. Mas neste cenário de profunda transformação, a educação também exige um novo educador, com um novo olhar, novas competências e habilidades.

Todos nós precisaremos nos reinventar e redimensionar a mediação das novas aprendizagens aos alunos para as novas demandas de mercado e empregabilidades. As formas de lecionar precisam ser revistas à luz de todas essas mudanças disruptivas, incluindo maneiras de envolver e propiciar o desenvolvimento dos alunos por meio de um planejamento pedagógico compatível com a nossa realidade atual e futura que os ajude a serem ainda mais protagonistas em seu processo de aprendizagem.

Neste contexto, a UCS está lançando um Programa de Capacitação para um Novo Educador em uma parceria com Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com o objetivo capacitar os professores dos municípios associados. O foco é possibilitar aos educadores terem a oportunidade de serem agentes proativos para promoverem a antecipação destas mudanças na educação e desenvolverem capacidade para mudança organizacional e regional.

O Programa está estruturado em duas Rotas de Conhecimento – Formação Humana e Formação Técnica – e os cursos de especialização são Psicopedagogia e Transformação Digital.

Se você se encaixa neste perfil e quer viver esse novo normal, vem pra UCS.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.