Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Bento Gonçalves se reúnem no próximo sábado

A gestão de emergências tem sido assunto de destaque quando se fala das mudanças climáticas e, nesse contexto, a prevenção é a principal forma de proteção e defesa das comunidades. Pensando nisso, a Defesa Civil de Bento Gonçalves criou, no mês de julho, os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Os 18 núcleos são integrados pelos moradores, sendo um elo entre as comunidades e a Defesa Civil.

Após a criação do Plano de Contingência, que discorre sobre o conjunto de ações preventivas e reconstrutivas destinados a evitar ou minimizar desastres, a Defesa Civil promove no próximo sábado, dia 20, um encontro com os voluntários dos NUDECs para abordar a legislação da Defesa Civil e a formação do voluntariado. A atividade acontece das 8h às 12h, no auditório do Banco do Brasil, no Centro. O encontro seguinte deverá proporcionar um treinamento prático com os integrantes.

“Envolvemos as comunidades dos bairros, principalmente aquelas situadas em áreas de risco, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres”, enfatiza o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Miguel Angelo Ehlert. Ele acrescenta que o engajamento torna os moradores participativos, informados e conscientes de seus direitos e deveres no que se refere à segurança comunitária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.