Número de CCs em Bento cai, mas ainda é o maior que a média desde 2017

No início do ano, eram 167 funcionários em cargos comissionados. Em agosto caiu para 142, número maior que a média dos últimos quatro anos, de 122.


Dados apresentados pelo Observatório Social de Bento Gonçalves na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 19/10, apontam que o número de cargos comissionados (CCs) contratados pela prefeitura segue sendo maior em comparação com os últimos quatro anos. Os registros começaram a ser fiscalizados em 2017 pelo órgão. Em agosto, último mês da pesquisa, a prefeitura tinha 142 CCs, número menor que janeiro, quando 167 pessoas ocupavam cargos comissionados, o maior número dos últimos quatro anos.

foto: Júlia Milani

Em relação ao mesmo período do ano anterior, são 15 pessoas a mais. O menor número de profissionais ocupando cargos comissionados foi em janeiro de 2007, quando 105 eram CCs.


O número de CCs em Bento Gonçalves está dentro do limite imposto pela lei, que é de 10% do total de efetivos, que são atualmente cerca de 1900. De acordo com dados apurados pelo SERRANOSSA no portal da transparência de Bento, em setembro o número de cargos comissionados era de 141 e a folha salarial somou R$ 606.986,85.

De acordo com o secretário de Administração, Matheus Barbosa, “a diretriz tem sido focar nos cargos efetivos e contratados temporariamente via processo seletivo, reservando aos comissionados as funções de governo para pontos estratégicos de direção, chefia ou assessoramento. Para o próximo ano está projetado um concurso público, a fim de suprir a demanda de diversas áreas em diversas secretarias”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.