O segredo é o planejamento

Em meio a crises econômicas, alta carga tributária e as dificuldades de crescimento e desenvolvimento do país, conseguir investir na própria empresa requer mais do que empenho: é necessário criatividade na gestão de seus negócios. Pensando nisso, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), com apoio do Sebrae, lançou o painel “Boas Práticas de Gestão”, que deve ocorrer mensalmente ao longo do ano. 

Na última quarta-feira, 29, foi realizado o segundo encontro de 2015, com a participação de quatro importantes nomes do cenário empresarial em Bento Gonçalves e região: Ivo Cansan, presidente da Associação das Indústrias Moveleiras do Rio Grande do Sul (Movergs); Carlos Bertuol, diretor da Meber; Douglas Bordignon, proprietário da Portec de Caxias do Sul e vice-diretor da RS Óleo e Gás; e o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Jaci Natal Tasca. O painel foi mediado pelo presidente do Simmme e diretor da Piva Comércio e Indústria, Juarez José Piva.Na oportunidade, os líderes compartilharam suas opiniões em relação à condução de negócios em diferentes cenários econômicos. Cansan, o primeiro a ocupar o microfone, aposta que o importante antes de qualquer ação é pensar muito. “Não devemos procurar culpados por determinados problemas ou dificuldades. É sempre importante consultar profissionais, analisar o mercado, o seu próprio produto e usar a cabeça para tomar as decisões. Não existem fórmulas mágicas. O segredo é parar e pensar, e não só trabalhar e produzir”, destaca o líder do setor moveleiro.

Bordignon contou como a assessoria foi importante para alavancar seus negócios na área de vestuário. “Confesso que era um empresário despreparado. Em 2012, diante de um grande pedido de jaquetas, vi que minha produção não passava de oito unidades por dia. Procurei o Sebrae e, em dois dias de consultoria, já passamos  a produzir 12 peças por dia. No final, esse número alcançou 57. Isso com o mesmo número de funcionários”, relatou, afirmando que no meio do processo teve que substituir alguns empregados. “Uma boa gestão se faz com bons profissionais. Se aquele colaborador não conseguir dar o seu máximo, não se adaptar a um novo conceito de gestão ou simplesmente for um acomodado, substitua. Existem muitas pessoas que querem uma oportunidade para crescer dentro de uma empresa”, completou. Participar de palestras, consultorias, cafés e rodadas de negócios também foram importantes para o crescimento. “Às vezes, uma frase de um gestor mais experiente pode se encaixar exatamente no que o seu negócio precisa. Aprendi muito nesses encontros”, garante Bordginon.


Crise econhecimento

Para o professor Tasca, a crise pode ser aliada do conhecimento. “Nesses momentos de dificuldade, conhecemos nossa empresa, o que falta, o que sobra, o que precisamos mudar para encarar as dificuldades”, aposta. Outro fator a ser observado pelo empresariado são os números. “São eles que dizem o que sua empresa é, e é preciso saber interpretá-los. Caso não conseguir, não é vergonhoso pedir ajuda. Aliás, o empresariar não é caminhar sozinho”, ressalta.Tasca também falou que muitas empresas, em momentos de dificuldades, escolhem cortar gastos em marketing, o que ele considera um erro. “Esconder-se nestes momentos ou não mostrar seus produtos simplesmente não ajuda. É importante analisar melhor onde podemos cortar gastos e fazer investimentos”, argumenta.

Por fim, o experiente Carlos Bertuol afirma que compactua com a opinião dos demais colegas de painel, de que o segredo do negócio é planejamento. “A Meber tem mais de 50 anos e já passou por diversas crises políticas, econômicas e até internas, e sempre se superou através do planejamento estratégico. O gestor tem que conhecer seus pontos críticos e trabalhar com eles”, garante. O segundo ponto que o empresário julga fundamental para uma empresa permanecer no mercado por muitos anos é acompanhar o balancete mensal. “O gestor tem que saber quanto a empresa está faturando, quanto está gastando, para trabalhar em ações de investimentos”, conclui Bertuol, que também reiterou a importância de selecionar e treinar constantemente os profissionais da empresa.

 

Reportagem: Raquel Konrad

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