O tempero, criado na força e na independência, de três gerações de cozinheiras

Anilde, Alice e Dauana Menoncin dividem a paixão pela cozinha e, neste mês, lançaram juntas uma sobremesa

Anilde, Alice e Dauana representam três gerações da família Menoncin. Mãe, filha e neta construíram uma história cheia de laços. A relação das três representa um período da humanidade em que mulheres independentes e fortes se vestem de chefs e comandam as panelas que alimentam a família, os vizinhos, a comunidade e, agora, também os turistas.

As três contam que começaram a trabalhar muito novas. Anilde desde cedo ajudava sua família na lida da roça, tanto por necessidade quanto pelos costumes da época. Além disso, criava e fazia receitas com os ingredientes que cultivava no campo. Alice, a chef do Ristorante Del Pomodoro, nos Caminhos de Pedra, também seguiu os passos da família, embora, através de sua independência e criatividade, tenha reinventado diversos sabores da cultura familiar. A mais jovem, Dauana, por curiosidade, já demonstrava interesse em ajudar a mãe no restaurante desde os 14 anos. O gosto pela gastronomia foi tanto que, com 17 anos, já estava em formação como cozinheira. Com apenas 19 anos, a jovem cozinheira e chef em treinamento Dauana é formada pela reconhecida escola de gastronomia do Senac, e já demonstra seu talento ao seguir os passos da mãe e da nonna Anilde.

Neste mês da mulher, as três se uniram para criar uma receita, especialmente para atender às necessidades da chef e sua filha, diante da dificuldade de encontrar alimentos que elas pudessem consumir sem que fizesse mal, já que as duas foram diagnosticadas com intolerâncias: uma a glúten e a outra à lactose.

Orgulhosa, Alice comenta: “Trabalhando com a cultura do imigrante italiano, nosso desafio era pensar na evolução que os alimentos vêm tomando.  Por exemplo, lá no princípio, era carne de caça; hoje, chegamos num alimento consideravelmente mais saudável, sem glúten e sem lactose, até vegano, justamente para atender este consumidor mais atento e responsável com sua alimentação.” A nova sobremesa tem, entre outros ingredientes, o abacaxi e a maçã assada com açúcar demerara e canela e pode ser apreciada no Ristorante Del Pomodoro, nos Caminhos de Pedra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.