Oito dicas para devorar o café da manhã

É claro que todas as refeições são importantes para deixar a saúde em dia, mas o café da manhã merece uma atenção especial. Se você é daquelas que acordam sem nenhuma fome e, mesmo sabendo da importância da primeira refeição do dia, não consegue se alimentar, chegou a hora de abrir os olhos, ou melhor, abrir a boca. A seguir, a nutricionista Liane Simões, do Conselho Federal de Nutricionistas, ensina como pular da cama com “apetite de leão”, já que a primeira refeição do dia é a responsável por garantir o bom funcionamento do corpo. 

Distribua opções saborosas na mesa

O café da manhã pode ser recheado de alimentos saborosos, que são ideais para garantir uma bela refeição. A nutricionista explica que vale combinar alimentos como leite com pães e uma fruta ou um iogurte com cereais, também acompanhado de uma fruta. O importante mesmo é que podemos somar carboidratos, gordura e proteínas com uma mesa repleta de alimentos saborosos e saudáveis. 

Não jante muito tarde

A falta de apetite tem solução. As principais características que causam esse sintoma estão diretamente envolvidas com refeição em horários errados. “Quem janta muito tarde acaba acordando sem fome, já que o organismo não consegue digerir o alimento do dia anterior”, destaca Liane. A melhor opção é jantar antes das 21h, só assim seu organismo consegue processar os alimentos e ficar preparado para a primeira refeição do dia seguinte. 


Evite comer bobagens depois do jantar

Não adianta jantar cedo e ficar beliscando depois. Pequenas porções de salgadinhos, por exemplo, acabam enganando nosso organismo e a fome acaba desaparecendo na manhã seguinte. Portanto, feche a boca depois do jantar, seu regime também agradece. 

Acorde mais cedo

Acordar 20 minutos mais cedo pode te ajudar a saborear uma deliciosa refeição antes de sair de casa. Ou, se preferir, dá tempo de passar em uma padaria e experimentar um suco de frutas com um sanduíche, por exemplo. Mas nossa nutricionista adverte: comer correndo e sem mastigar direito não vale, isso só vai fazer você se sentir mal durante a manhã, podendo causar até mesmo crises de vômito.


Estabeleça horários

Realizando a primeira refeição todos os dias no mesmo horário, você adapta seu organismo, fazendo com que ele sinta fome cedo – com o tempo, nem o despertador vai fazer falta na cabeceira. Quando acordamos sempre no mesmo horário e realizamos a primeira refeição, nosso organismo se adapta e começa a pedir alimentos. 

Sultana 2 (versão brasileira)

Este chá é a cara do Brasil. Bata no liquidificador 100g de polpa de açaí, uma colher de sobremesa de guaraná em pó, uma colher de chá de Mate solúvel e um copo de água e sirva bem gelado.


Bonifique seu esforço

Com um belo café da manhã, você torna suas manhãs mais proveitosas, já que seu cérebro utiliza basicamente glicose para manter um bom funcionamento. Permanecer mais de 12 horas sem se alimentar garante um baixo rendimento mental, além de mobilizar todas as reservas de proteínas e de gorduras, gerando uma produção de substâncias tóxicas como radicais livres e ureia. 

Jejum e dieta, uma combinação péssima

Já passou pela sua cabeça que abandonar o café da manhã para ajudar no regime? Se a resposta for positiva, pode esquecer essa ideia. A falta do café da manhã, em vez de ajudar, pode sabotar o regime. A fome que passamos no período da manhã é transferida para hora do almoço, já que o nosso organismo sente carência de nutrientes. Além disso, o corpo acaba poupando muita energia e acumula tecido gorduroso.

Por Portal Minha Vida


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.