Olhar para você: a  importância da saúde  mental e do autocuidado


 

Que relação existe entre saúde mental e a importância do autocuidado? Dedicar um tempo a si mesmo, por menor que seja, é essencial para que fatores psicológicos estejam em dia. A cada quanto tempo você dedica um tempo para sua saúde mental? Conheço um amigo que todos os dias acorda 4h da manhã. 
Questionado sobre o motivo de fazer isso todos os dias, respondeu que dedica um tempo diário para tomar banho e cuidar da higiene do corpo. E quando o fazemos quanto à mental? As pessoas vivem tão ocupadas com obrigações profissionais e familiares, além das suas próprias cobranças pessoais, que não se lembram de cuidar de si mesmas. 
Ignorar o estresse ou pior do que isso, não conseguir distinguir estresse físico do mental, ansiedade, exaustão mental e desgaste emocional em prol de cumprir objetivos, resolver problemas alheios e viver como se nada estivesse acontecendo dentro delas é uma das piores alternativas. 
Muitas pessoas ainda veem o sofrimento emocional e psicológico como “frescura” e continuam com suas rotinas apertadas, esperando melhorar magicamente. O problema de ignorar os alertas da mente e do corpo é que pode acarretar repercussões no futuro em vários âmbitos. O excesso de estresse e ansiedade refletem na saúde física e mental negativamente, desencadeando doenças graves. 
São esses fatores que contribuem para o adoecimento da saúde mental. Assim, é uma questão de tempo para a depressão, o transtorno de ansiedade, o pânico e as fobias surgirem e impactarem na qualidade de vida. 
Para ter uma ideia de como anda a sua saúde mental, você pode refletir sobre a qualidade do seu estado emocional, pensamentos e comportamentos. Ultimamente, você tem se sentido cansado, irritado, triste, desmotivado ou entediado? O seu emocional é dominado por pensamentos negativos que aprofundam o seu mau humor?
Quando foi a última vez que sentiu abundância de emoções boas? Se você não consegue lembrar-se da última vez que sentiu isso ou teve sensação de paz interior, está na hora de começar a refletir sobre a saúde mental e a importância do autocuidado.  
Autocuidado é um conjunto de hábitos, posturas e valores que objetivam o bem-estar emocional, psicológico e físico. Como engloba múltiplas esferas da nossa vida, é muito eficiente para cuidar da saúde mental. E um dos diversos pontos positivos do autocuidado é que ele pode ser utilizado diariamente.
Você cuida de você mesmo quando recusa um relacionamento, uma situação ou uma amizade que lhe faz mal. Ou quando decide deixar o expediente no horário correto na sexta-feira após uma semana de trabalhos além do horário. Ou, ainda, quando dedica preciosos momentos da sua rotina matinal para arrumar-se do jeito que você gosta.
Em outras palavras, o autocuidado é feito e aproveitado nos mínimos detalhes. Por mais que eles não pareçam tão importantes à primeira vista, pequenas ações, quando contabilizadas, causam um impacto enorme na saúde mental. 
Embora você tenha obrigações, pendências e afazeres para concluir, engajar-se com você mesmo, proporcionando o melhor para si também é um item da agenda. Aprecio quando escuto de algumas pessoas que se cuidar faz parte da agenda diária. Esse, de fato, é o seu compromisso mais importante, porque ele garante a saúde e a disposição necessárias para o seu funcionamento diário.
A maioria das pessoas, atualmente, está no mesmo barco: vivendo uma vida acelerada e estressante, sem tempo ou sem vontade de olhar para elas mesmas. Saia desse piloto-automático para entender como cuidar da sua saúde mental e a importância do autocuidado.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.