Os prazos das eleições gerais que acontecem daqui exatos 3 meses

Bento Gonçalves tem cerca de 91 mil eleitores aptos a exercerem o direito ao voto para presidente, governador, senador e deputados estadual e federal

Foto: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Daqui exatos 3 meses, em 2 de outubro de 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governador, senador (apenas 1), deputados federal e estadual. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o país conta com mais de 150 milhões de eleitores. Bento Gonçalves tem cerca de 91 mil pessoas aptas a exercerem o direito ao voto.

Neste ano, a campanha eleitoral será realizada de 16 de agosto a 1° de outubro, totalizando um período de 46 dias disponíveis para que os candidatos apresentem suas propostas e conquistem os votos da população. Um fato curioso é que esse será o menor período de campanha desde a redemocratização do país, em 1985, de acordo com pesquisa do site G1.

Para que tudo ocorra dentro da lei eleitoral, algumas mudanças começam a entrar em vigor neste sábado, 02/07.  Uma delas é que sites dos órgãos públicos, como, por exemplo, do governo federal e do Estado, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Federal, ficam vedados a promover publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas. A única exceção é em casos graves e de urgência pública, contudo, desde que sejam reconhecidos pela Justiça Eleitoral.

Os demais prazos

A população e os pré-candidatos devem ficar atentos aos prazos estipulados pelo Tribunal Superior Eleitoral para que, no dia 02/10, as eleições ocorram de forma tranquila, organizada e legal judicialmente. Abaixo, é possível conferir o calendário oficial:

Eleitores

A partir de 12/07 – Eleitores podem pedir para votar em trânsito (procedimento por meio do qual os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral poderão votar em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores);

18/07 até 18/08 – Alterações ou retirada do título para cidadãos com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida;

03/08 – Nomeação dos mesários;

Pré-candidatos

20/07 até 05/08 – Convenções partidárias;

12/08 – Definição do tempo de propaganda em rádio e TV pelo TSE;

15/08 – Prazo final para registro das candidaturas;

16/08 – Início da campanha eleitoral;

26/08 – Início da campanha em rádio e TV;

1º/10 – Fim da propaganda eleitoral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.