Ozonioterapia

Nos últimos anos uma técnica tem despertado o olhar dos profissionais da área da saúde, a Ozonioterapia. O que poucos sabem é que o ozônio, produto utilizado neste protocolo, vem sendo utilizado desde o século XIX, tendo sua importância associada à área médica ainda durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando se utilizava o ozônio para combater a ação de bactérias e germes que acometiam a pele humana. 

No Brasil, a ozonioterapia foi introduzida em 1975 pelo médico Heinz Konrad, publicando inúmeros trabalhos através da sua utilização na Terapia da Dor. Mas o que é o ozônio? Ozônio é uma molécula composta por três átomos do oxigênio atmosférico natural (O2). Na atmosfera, o ozônio é um gás incolor com odor característico, podendo ser percebido logo após as tempestades. Sua principal função é formar uma barreira de proteção natural da terra impedindo que raios nocivos e radioativos do sol a bombardeiem.

Na área médica o ozônio é formado com o auxílio de geradores e, durante a Pandemia, estes geradores ficaram conhecidos na medida em que eram utilizados para sanitizar pequenos ambientes, como casas e até mesmo salas de aula, como acontece em algumas escolas de nosso munícipio. Mas suas vantagens vão muito além de esterilizar ambientes, alimentos e na recuperação de solos, são inúmeros os benefícios na área da saúde.

As aplicações do ozônio por profissionais da saúde tem demonstrado resultados satisfatórios para o tratamento de feridas, capilares, articulares, musculares e agora, na área da estética auxiliando no emagrecimento e melhora da pele.

Lembrando que os geradores para uso medicinal devem utilizar oxigênio medicinal para gerar ozônio livre de contaminações cruzadas, sendo vedada a utilização de geradores comuns para estes fins. Mesmo que seja uma técnica simples, a sua aplicação deve ser realizada somente por profissionais habilitados, e principalmente, respeitando os limites e técnicas impostas pela formação, regulamentada pelos conselhos de classe. O exercício ilegal da profissão configura crime, além de gerar riscos à saúde do paciente. Procure um profissional e conheça as maravilhas que a ozonioterapia proporciona à saúde humana.
 

Apoio:

 
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.