Para suportar o frio!

Era frio que vocês queriam? Pois ele chegou e com força! Neste sábado, dia 6, as temperaturas devem ser negativas em Bento Gonçalves e região. De acordo com o Climatempo, nesta sexta-feira, dia 5, os termômetros devem marcar 0°C e, no sábado, -3°C. As temperaturas começam a subir na quarta-feira, dia 10, quando a máxima esperada é de 10°. Ou seja: vem muito frio por aí. 
Para sobreviver ao inverno, que iniciou no último dia 21 e segue até 23 de setembro, o SERRANOSSA ouviu alguns profissionais de diferentes áreas para buscar dicas de como se manter aquecido nestes dias de “bater queixo”. 

 

 

As bebidas que aquecem 


 

“Além dos chás, cafés e chocolates quentes, as bebidas alcoólicas combinam muito bem com o inverno. Na Serra Gaúcha, a mais clássica é o vinho tinto, sendo que os rótulos ideais são os mais encorpados, potentes e alcoólicos, com passagem por carvalho. Mas os brancos também têm vez, principalmente os chardonnays amadeirados, assim como os espumantes elaborados pelo método tradicional com mais tempo de amadurecimento. As cervejas que combinam melhor com o inverno são as mais intensas do estilo Ale, principalmente da escola belga, como as Dubbel, Tripel e Quadrupel e da escola inglesa, como as Porter, Stout e Barley Wine. Nos destilados existem inúmeras opções, sendo que as envelhecidas são as mais indicadas. Os whiskies, rums e tequilas aquecem e alegram os encontros. Na Serra Gaúcha, os mais tradicionais são os Brandies, destilados de vinho envelhecidos e as grappas/graspas, destiladas do bagaço da uva. Puras ou com/no cafézinho são perfeitas para aquecer dos dedos do pé até o alto da cabeça.”

Vinicius Santiago, sommelier


 

 

 

Looks quentinhos e estilosos

 


 

“Os dias mais frios do ano chegaram e o que mais queremos é nos manter quentinhas, mas sem perder o estilo, certo?! Para muitos o inverno é uma das temporadas de moda mais aguardadas do ano. As peças são mais pesadas, com cores mais sóbrias e texturas diferenciadas. Também são destaques para a estação os tecidos mais pesados e alongados, que acrescentam sofisticação às produções deixando-as, por vez, mais glamurosas. Dentre as inúmeras possibilidades de peças que fazem sucesso, as sobreposições no inverno passam a ser as grandes protagonistas. Use a criatividade e combine aquelas peças mais fininhas, que você usava na meia-estação, por baixo de peças mais grossas. Um look com várias camadas e detalhes interessantes, como dobras ou golas aparecendo é muito certeiro. Para os meninos, a dica é investir nos acessórios, como mantas, boinas e chapéus. Nas crianças, peças térmicas, luvas e toucas fazem toda a diferença, especialmente no bem-estar dos pequenos”

Fran Valentini, Fashion Stylist


 

 

Para deixar o ambiente  aquecido e aconchegante


 

“Aquecer um ambiente pode ir além de apenas contar com sistemas de climatização mais comuns, como o ar-condicionado ou um simples aquecedor. O uso de tecnologias aliado a materiais, cores e texturas faz toda a diferença para a sensação do acolhimento tão desejada. Cores com tonalidades mais quentes são ótimas para aquecer os ambientes, porém os tons mais fortes, como vermelhos, marrons e ocres (variação de castanho) devem ser utilizados com cautela na composição e funcionam superbem quando equilibram com cores neutras. Os neutros, como os cinzas (tão comuns nas paredes internas), podem trazer esse acolhimento se a base da cor for relacionada a tonalidades mais quentes. O piso aquecido e os sistemas de calefação são algumas das tecnologias que mais crescem na nossa região. Essas propostas, tão comuns na Europa e Estados Unidos, vêm ganhando adeptos pelo conforto, possibilitando personalizar e automatizar a temperatura desejada em cada ambiente. Porém, seu custo e a necessidade de prevê-lo ainda em obra faz com que não esteja disponível para a maioria. As chamas das lareiras e os tradicionais fogões a lenha são excelentes aliados para aquecer qualquer ambiente. Há soluções no mercado também para os locais onde não estão previstas esperas para os dutos dos chaminés: são as lareiras ecológicas, ótimas opções que aquecem e embelezam. Soluções simples também ajudam, e muito, na sensação de acolhimento: invista em tapetes, mantas e almofadas de lã (supermodernas e atemporais). Cortinas mais pesadas aquecem visualmente o espaço e ajudam a evitar a passagem direta do ar gelado para o interior. Nos dormitórios, o uso de cabeceiras são ótimas opções para afastar a umidade das paredes. Uma dica para aumentar essa sensação é utilizar opções estofadas com tecidos mais aconchegantes, ao invés de apenas painéis de madeira ou materiais mais frios. Tapetes felpudos com base de borracha e toalheiros aquecidos auxiliam na funcionalidade e conforto na hora do banho.”

Silvia Menegat, arquiteta


 

 

Comidinhas para esquentar o corpo e a alma


 

“As baixas temperaturas estão dando o ar da graça e é claro que com esse clima mais gelado cresce a procura por pratos mais quentes como risotos, massas e fondues. As sopas, prato indispensável na mesa dos gaúchos, na região a clássica sopa de capeletti, têm lugar garantido nas refeições. Mas existem algumas dicas certeiras para incrementar o menu no inverno. Invista em carnes vermelhas! Por contarem com proteínas e gorduras, elas tendem a demorar mais tempo para serem digeridas e, com isso, mantêm o corpo aquecido por mais tempo. As carnes brancas também são bem-vindas, porém devem ser acompanhadas por molhos mais ‘pesados e potentes’ e um pouco mais condimentados, com um toque de pimenta, por exemplo. A dica é agregar a carnes mais leves acompanhamentos mais pesados, como batatas assadas ou recheadas. Outra dica é combinar em seus pratos temperos e condimentos, como gengibre, páprica, pimenta, alecrim, manjerona, cebola e alho, vinagre e limão. Estes alimentos provocam uma sensação de calor maior e ainda auxiliam o metabolismo na queima de calorias. Quem quiser ousar mais, pode apostar em curry, cardamomo, canela, e cravo, que são ótimos alimentos termogênicos. Evite saladas e entradas geladas, substitua por saladas quentes, como legumes no forno e tubérculos. Carboidratos também são excelentes condutores de calor, assim como mandioquinha, moranga e batata-doce, por exemplo, podem lhe render uma ótima sopa-creme. Aproveite o friozinho para se divertir na cozinha, explorar os temperos, criar novos sabores, investir em pratos novos, reunir amigos e tomar um bom vinho, isso vai trazer um clima de verão para o seu inverno”

Edivan Woithoski, cozinheiro e professor do Senac

 

 

E os pets, como aquecê-los?

“Com a chegada dos dias mais frios, os pets merecem cuidados a mais. Cães que ficam no pátio precisam ter uma casinha fechada, com a entrada protegida do vento. Forragens com jornal e papelão são opções baratas e quentinhas para mantê-los longe da umidade. Além disso, lembre sempre de deixar um cobertor à noite, e, para os que aceitam, podem ser usadas roupinhas. Os gatinhos precisam ter um local de acesso ao sol, e, embora a maioria não aceite o uso de roupinhas, sempre ficam bem aconchegados e quentinhos com cobertas, almofadas e em frente a fontes de calor, como lareira e aquecedores, sempre sob supervisão, é claro. Para os cães de menor porte, é indicado usar roupinhas e, para os de pelo longo, vale  lembrar de tirar a roupa uma vez ao dia para escovação do pelo, evitando os nós. É válido que as raças de pelo longo não sejam tosadas no inverno, uma vez que a pelagem é um importante isolante térmico para os cães. Os passeios agora passam a ser indicados nos horários mais quentes do dia: entre as 10h e 16h, e, caso não seja possível nessa faixa horária, sempre com o uso de roupas isolantes. Para os mais velhinhos ou sensíveis ao frio, bolsas térmicas são uma boa opção. Lembre-se de que nesta época, assim como nós, eles gastam mais calorias para manter o corpo aquecido: uma ração de boa qualidade é essencial. Manter as vacinas em dia também é importante, principalmente, a vacina da traqueobronquite, conhecida como gripe canina ou tosse dos canis, e a vacina contra rinotraqueíte, a gripe felina.”

Sharmayne Magana Steffenon, veterinária


 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.