Pasin quer melhorar a qualidade da educação ao priorizar a saúde visual

“A saúde visual é um componente crítico do desempenho acadêmico”, disse o deputado

Foto: Thais Schauenberg Garcia

Em busca de colocar o estudante no centro da educação pública para impulsionar o progresso educacional, o deputado estadual por Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (Progressistas), liderou a iniciativa do programa “Olhos do Amanhã”, uma colaboração entre entidades sem fins lucrativos, os municípios e a comunidade escolar.

O programa conta com recursos de emenda parlamentar de Pasin e visa melhorar a qualidade da educação ao priorizar a saúde visual dos alunos, por meio da realização de exames oftalmológicos e da aquisição de óculos (armação e lente).


“A saúde visual é um componente crítico do desempenho acadêmico. Alunos com dificuldades de visão enfrentam obstáculos significativos em sua jornada de aprendizado, afetando sua capacidade de ler, escrever e assimilar conhecimento”, explica o deputado.

Pasin explica ainda que o programa se concentra na faixa etária crucial de cinco a sete anos, que, em geral, estão no 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental, quando as bases do aprendizado estão sendo estabelecidas — um público alvo de 76.301 crianças no Rio Grande do Sul, de acordo com a secretaria estadual de Educação.