Patrão do CTG Laço Velho, Sérgio De Toni será o Gaúcho Homenageado de Bento em 2023

“Tantas pessoas que mereciam e ter tido o meu nome escolhido foi uma alegria muito grande”, afirmou De Toni

Fotos: Prefeitura Bento

Na segunda-feira, 28/08, a prefeitura de Bento Gonçalves anunciou que Sérgio De Toni, atual patrão do CTG Laço Velho, será o Gaúcho Homenageado nos Festejos Farroupilha 2023.

Sobre a condecoração, Sérgio De Toni deixou a emoção falar. “É uma emoção muito grande ter sido indicado para os Festejos Farroupilhas 2023. Tantas pessoas que mereciam e ter tido o meu nome escolhido foi uma alegria muito grande. Não tenho palavras para expressar essa emoção. Para mim o tradicionalismo é tudo e está no meu sangue e da minha família”, disse.


O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) ressaltou sobre a contribuição de Sérgio De Toni para a cultural tradicionalista. “O Sérgio De Toni é um nome que vem para engrandecer o mês de celebração do tradicionalismo em nossa cidade. Nossa forma de homenagear e agradecer o trabalho realizado para os Festejos Farroupilhas”, afirmou.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, comentou sobre o nome escolhido dos Festejos Farroupilhas 2023. “Já há alguns anos os Festejos Farroupilhas têm essa missão de enaltecer pessoas do tradicionalismo que representam essa trajetória de manutenção da nossa cultura do Rio Grande do Sul. Com o aceite do Sérgio De Toni, ficamos muito feliz porque o CTG Laço Velho tem a maior trajetória do município de Bento Gonçalves e sua consequente visibilidade em nosso estado. O Patrão De Toni contribui para essa grandeza que o CTG Laço Velho tem na nossa cidade e é uma das figuras mais representativas de nossa cidade.”

O presidente da ABCTG e Conselheiro Benemérito do MTG, Adiles Rodrigues De Freitas, destacou a importância do nome de Sérgio De Toni. “Nós fomos felizes na escolha de trazer o nome do Patrão Sérgio De Toni pelo trabalho que ele tem feito dentro do Tradicionalismo, dentro do CTG Laço Velho, que é o CTG que eu conheço que tem mais crianças envolvidas nas invernadas, que são em torno de 140 em Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. E como Patrão tem um trabalho maravilhoso dentro do Tradicionalismo.”

Trajetória

Seu caminho iniciou em 1992, no CTG Laço Velho, e foi se inteirando sobre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), sobre a cultura, tendo constituído uma história que reflete uma trajetória expressa em diferentes cargos assumidos e ações e atividades realizadas, como a publicação, neste ano, por meio do Fundo Municipal de Cultura, do livro CTG Laço Velho – 65 anos de história, escrito por Cristian Bernich e Uelinton Canedo.

No CTG Laço Velho, nos anos 1990, De Toni atuou, primeiramente, no cargo de tesoureiro e, posteriormente, como vice-patrão. Em 2000, foi membro da comissão artística e em 2004 assumiu a Patronagem do mesmo.


Foi homenageado com o Troféu Anita Garibaldi, em 2005, recebeu o prêmio Troféu Guerreiro, em 2007, e ainda no mesmo ano, portaria de louvor e agradecimento na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, como Patrão Destaque. Nos anos seguintes, foi também Presidente da Semana Farroupilha de Bento Gonçalves, membro de junta fiscal da 11ª RT e Presidente eleito da ABCTG. No ano de 2022 recebeu a Medalha Mérito Farroupilha na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves.