Pavê de banana


 

INGREDIENTES 
300g de biscoito de maizena 

Calda: 
½ xícara de água 
3 colheres (sopa) de açúcar 
1 rama de canela em pau 
1 e ½ colher de sopa de rum 

Creme de confeiteiro 
8 gemas 
1 litro de leite 
1 xícara de açúcar 
1/3 xícara (chá) de amido de milho 

Doce de banana:
8 unidades de banana nanica 
350g de doce de Leite 

Merengue 
4 claras 
1 xícara (chá) de açúcar 

MODO DE PREPARO 

Calda: misture todos os ingredientes, leve ao fogo e espere ferver. Após a fervura, desligue o fogo e deixar esfriar. 

Creme de confeiteiro: leve o leite e metade do açúcar (½ xícara) ao fogo médio. Enquanto isso, em um recipiente, misture as gemas e a outra metade do açúcar com o auxílio de um batedor. Adicione o amido de milho, junte as gemas e mexa bem. Adicione uma concha do leite quente com açúcar, junte as gemas e misture bem. Repita o processo. Adicione a mistura com a gema em uma panela. Adicione o leite quente mexendo constantemente com o batedor de arame, até que a mistura engrosse, formando um creme. Tire da panela e passe para um recipiente grande. 

Doce de banana: descasque e corte as bananas pela metade no sentido do comprimento e, após, corte-as novamente em pedaços de 1 dedo de espessura. Leve as bananas ao fogo médio por 5 minutos, mexendo de vez em quando e amassando algumas. Adicione o doce de leite às bananas cozidas, misture e retire da panela. 

Merengue: em um recipiente em banho-maria, usando um batedor, misture as claras do merengue com o açúcar, batendo-os até que o açúcar se dissolva completamente (tome cuidado com o vapor quente). Leve as claras para bater na batedeira, por cerca de 10 minutos em velocidade moderada e, assim que firmarem, aumente a velocidade. 

Montagem: em um refratário, faça uma camada com aproximadamente 1/3 do creme de confeiteiro. Coloque uma camada de biscoito sobre a camada de creme e regue o com metade da calda disponível. Faça uma camada com o doce de banana e, em seguida, uma de creme. Adicione mais uma camada de biscoito e molhe-a com o restante da calda. Faça outra camada de doce de banana seguida de uma de creme. Por último, coloque o merengue. Cubra com um plástico filme e leve à geladeira. Sirva gelado.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.