Pense no futuro: invista na área de TI

A área de tecnologia da informação (TI) é uma das mais promissoras do mercado e repleta de oportunidades. O mercado possui uma grande demanda por profissionais que atuam no desenvolvimento de aplicativos móveis e para internet, programadores de computadores, analistas de sistemas, administradores de banco de dados, especialistas em redes, cientista de dados, especialista em inteligência artificial, entre outros. Mas por que vale a pena investir em uma carreira na área de TI? Conheça alguns motivos:

  1. Existem mais ofertas de emprego do que profissionais qualificados. Estudo publicado pela organização social voltada ao estímulo do setor Softex, divulgado pela Revista Forbes, estima que o Brasil terá um déficit de cerca de 408 mil profissionais de TI em 2022.
  2. A área de TI é uma das mais valorizadas oferecendo salários acima da média nacional. Pesquisa da FGV aponta que o salário médio do profissional de TI é de R$ 5.349,96. Mas existem vagas de nível sênior que ultrapassam R$ 10 mil por mês.
  3. Possibilidades internacionais para profissionais do setor. A área de TI é uma das que mais exportam profissionais, sendo que entre os destinos mais comuns estão o Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Portugal. Neste caso, os salários costumam ser mais atrativos e o profissional tem a possibilidade de conhecer novas culturas e outras realidades. Outra alternativa é trabalhar para uma empresa no exterior sem sair do Brasil. Neste caso, através do trabalho remoto, é possível prestar serviços para uma empresa fora do Brasil e ganhar mais recebendo em dólar ou euro.
  4. O mundo digitalizado tem demandado cada vez mais a criação de novos produtos e serviços, favorecendo o empreendedorismo da área de TI. A TI revolucionou o modo de empreender e ainda tem muito a agregar no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Estudo realizado pela Revista Forbes em 2020 ressalta que as empresas de tecnologia ocupam o topo do ranking das marcas mais valorizadas do mundo.
  5. O mercado de TI se tornou um item essencial na vida das pessoas. Atualmente é praticamente impossível que alguém consiga desenvolver as suas atividades pessoais e profissionais sem a utilização de recursos computacionais. Desta forma, o mercado de TI se tornou um item essencial na vida das pessoas e empresas, sendo que a tendência é que esse cenário se potencialize com o passar dos anos.

Então ficou interessado na área de TI? Mas, afinal, quais são os principais cursos da área? Você tem dúvidas de qual deles fazer? Pensando nisso, apresentamos os principais cursos da área e suas características.

  1. Ciência da Computação: bacharelado com duração de 4 a 5 anos. É um campo multidisciplinar que permite ao aluno aprender e aplicar métodos científicos (inteligência artificial, ciência de dados, banco de dados, engenharia de software, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, computação gráfica, programação de computadores e smartphones, compiladores) para a construção de softwares e/ou aplicativos.
  2. Engenharia da Computação: curso em nível de bacharelado e dura em média 5 anos. O engenheiro de computação é um profissional capacitado a desenvolver projetos integrados de hardware e software. Em especial, destacam-se os sistemas embarcados de tempo real.
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é uma graduação de nível tecnológico com duração de 2 a 3 anos. Uma das principais características do curso é a sua menor duração, sendo focado na prática da profissão e preparando os alunos para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho.
  4. Redes de Computadores: é uma graduação em nível de tecnólogo com uma duração de 2 a 3 anos. O egresso deste curso é capacitado para projetar, implantar e realizar a manutenção de redes de computadores. A segurança da informação, também conhecida como a segurança de rede de computadores, também faz parte da área de atuação desse profissional.
  5. Jogos Digitais: graduação no nível tecnólogo que pode ser concluído em 2 ou 3 anos. Após a conclusão do curso, o profissional estará apto a desenvolver todas as etapas que constituem um jogo, como roteiro, descrição dos personagens, modelagem, criação do ambiente digital, estratégias, etc.

    Quer conhecer mais sobre os cursos de TI da UCS e a estrutura dos nossos laboratórios? Agende uma visita através do programa de visitas UCS Minha Escolha. Esse é um programa permanente nas unidades de ensino, pesquisa e extensão da UCS. A partir dele, você poderá conhecer melhor a universidade, os laboratórios, os cursos oferecidos e tirar suas dúvidas com os coordenadores. Para agendar um horário de visitas entre em contato através do e-mail: [email protected], ou informe-se enviando um Whats para (54) 9 9919 3141.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.