Pesquisadores da UCS organizam evento internacional para discutir os desafios da vida urbana diante das mudanças climáticas

A 14ª edição do Knowledge Cities World Summit acontecerá de forma virtual em Caxias do Sul, entre os dias 16 a 19 de novembro, sob a organização do CityLivingLab da UCS

Imagem: Divulgação

Durante a COP 26 – Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima – que acontece em Glasgow na Escócia desde 31 de outubro até 12 de novembro, 97 países, entre eles o Brasil, firmaram compromisso para reduzir as emissões de metano em 30% até 2030 para combater as mudanças climáticas que afetam o futuro de todos. Além de proteger o planeta, esse acordo pode ser uma oportunidade de criar empregos e fazer do cumprimento das metas climáticas uma parte essencial da recuperação econômica global, segundo a visão de Joe Biden, presidente norte-americano.

Alinhados com esse momento global, pesquisadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do PPGA/UCS organizam evento internacional para discutir a preparação das cidades para o câmbio climático. O Knowledge Cities World Summit (KCWS) é um encontro anual, independente e global de profissionais de diferentes países, sobre o tema das “cidades do conhecimento” e do “desenvolvimento baseado no conhecimento”. A iniciativa é marca registrada do World Capital Institute (WCI), um think tank internacional cujo objetivo é promover o entendimento e a aplicação do conhecimento como um poderoso fator de desenvolvimento.

A 14ª edição do Knowledge Cities World Summit (KCWS 2021) acontecerá de forma virtual em Caxias do Sul, Brasil, entre os dias 16 a 19 de novembro de 2021 sob a organização do CityLivingLab (https://www.citylivinglab.com/) da UCS-Universidade de Caxias do Sul. Serão 2 palestras e 9 painéis internacionais, 3 sessões de apresentação de papers, lançamento de dois livros. O evento contará com palestrantes de mais de 10 países e de diferentes instituições tais como:

Irene Guijt (Oxfam), Alexander Ruser (University  of Agder),  Audrey Groleau (University  du Québec), Sabelo Ndlovu-Gasteni (University of Bayreuth), Julia Puaschunder (The New School), Ana Cristina Fachinelli (Universidade de Caxias do Sul), Jamile Marques (UFSC and USP)-Tatiana Tucunduva Philippi Cortese (UNINOVE), Marcos Buckeridge (USP), Cathrin Zengerling (Albert-Ludwigs-Universität), Jose Antonio Marengo Orsini (Cemaden), Velina Petrova (Oxfam), Richard Heinberg, (Post Carbon Institute), Daniel Dahm (World Future Council), Douglas Kelbaugh, (U. of Michigan), Gavin Keeney (Metropolitan Transmedia Authority, NY), Cristian Ducoing (Lund University),  Richard Heinberg (Post Carbon Institute), Cíntia Marino (UNINOVE),  Jason Monios (Kedge Business School), Warren Mosler (Valance Co. Inc.), Daniel Dahm (World Future Council), Sirkku Juhola (U. of Helsinki), Lorena Pasquini (U. of Cape Town), Raphaële Bidault-Waddington, LIID Future Lab), Tatiana Schreiner (UFSC), Lelani Mannetti (Urban Studies Institute), Tan Yigitcanlar (Queensland University of Technology), Monika Schröttle (University of Nürnberg), Elliut Flores (University of Puerto Rico), Glenn Arce (Univeridad de San Augustín), Javier Carrillo, Blanca Garcia, Cathy Garner, Günter Koch (World Capital Institute).

 O objetivo é contribuir para as discussões emergentes e vitais de nosso tempo sobre como as cidades e suas regiões podem enfrentar desafios da vida urbana no Antropoceno. Os riscos existenciais globais desafiam as condições que prevaleceram durante o Holoceno, a época geológica que viu as civilizações humanas florescerem. No entanto, a base de conhecimento atual precisa evoluir para nos ajudar a lidar com os desafios do Antropoceno, a era geológica atual. Que conhecimento relevante se tornará crítico para lidar com a deterioração das condições ambientais? Como a ciência, a tecnologia, a inovação e a educação podem ser radicalmente transformadas para uma resposta adequada? Como as sociedades e os governos podem continuar funcionando? Como nossa estrutura mental precisa evoluir? Os palestrantes do KCWS 2021 irão abordar as lições aprendidas e práticas de valor na criação de consciência e preparação para os riscos e oportunidades urbanas na era do antropoceno.

O evento é direcionado para acadêmicos, profissionais, servidores públicos e formuladores de políticas de diferentes partes do mundo.

O valor arrecadado com as inscrições deste evento será doado ao programa Médicos Sem Fronteiras (MSF).  Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/knowledge-cities-world-summit-2021—kcws__1262914?&lang=pt

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.