Polícia Ambiental realiza Operação Passeriformes em Bento e Caxias

Foram encontradas dezenas de aves em situação de maus-tratos e algumas sem licença para serem mantidas em cativeiro

Foto: Divulgação/2°CIA / 3°BABM

Nesta quinta-feira, 28/10, uma guarnição do 1° Pelotão de Caxias do Sul, juntamente com uma guarnição do 3° Pelotão de Bento Gonçalves, realizou uma operação de fiscalização de criadores de aves silvestres em conjunto com a secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). A Operação Passeriformes foi efetuada nos municípios de Garibaldi e Beto Gonçalves.

Foram alvo da fiscalização quatro criadores autorizados pelo IBAMA, sendo que um deles não apresentou relação passeriformes do seu plantel de 70 pássaros silvestres devido a mesma estar suspensa pelo órgão ambiental competente. Também foi atestado pela bióloga da SEMA que as aves em sua tutela estavam em situação de maus-tratos devido à falta de alimentação, água suja e péssimas condições de higiene, com acúmulo de fezes nas gaiolas e viveiros.

Em outro criador foram localizadas cinco aves silvestres mantidas em cativeiro sem licença ou autorização de órgão ambiental competente e um papagaio verdadeiro. Diante dos fatos, foram confeccionados Termos Circunstanciados para os responsáveis. Já as aves foram apreendidas pela SEMA e posteriormente serão entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Foto: Divulgação/2°CIA / 3°BABM

Materiais Apreendidos:

  • 75 Aves Silvestres
  • 15 Aves Domésticas ( Canário Belga)
  • 61 Gaiolas
  • Papagaio Verdadeiro -Braço Verde da Brigada Militar-

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.