Polícia Federal deflagra ação para combater o descaminho de mercadorias vendidas pela internet

Policiais federais apreenderam cerca de 270 itens nos Correios de Jaguarão/RS, que seriam encaminhados a diversas regiões do Brasil

Fotos: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 19/07, a Operação Encomenda Ilícita, para intensificar a repressão ao descaminho de mercadorias de procedência estrangeira para comercialização ilegal em sites eletrônicos no Brasil.

Na ação, após autorização judicial, foram abertos e apreendidos cerca de 270 itens postados na agência dos Correios de Jaguarão, principalmente produtos eletrônicos e bebidas alcóolicas de origem estrangeira, que seriam encaminhados para diversas regiões do país.

A investigação teve início em junho de 2021, com a apreensão de seis volumes de mercadorias estrangeiras que estavam sendo transportadas e enviadas pelos Correios para outras unidades da Federação, sem o devido pagamento de tributos.

Diligências apontaram que o grupo criminoso estaria utilizando sites de compra e venda de mercadorias pela internet para comercializar clandestinamente eletroeletrônicos, bebidas alcóolicas e outros produtos costumeiramente adquiridos em lojas situadas no lado uruguaio da região de Jaguarão.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática do comércio ilegal de mercadorias importadas pela internet e responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa e falsificação de documentos, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de prisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.