Possíveis pré-candidatos de Bento começam a ser divulgados pelos partidos

Maioria das siglas já trabalha em nomes para concorrer a cargos de deputados estaduais e federais, que buscam representar a Capital do Vinho. Vereadores, ex-prefeitos e ex-secretários municipais estão cotados para disputar vagas. Confira levantamento do SERRANOSSA feito com os partidos locais.


Há décadas Bento Gonçalves não tem um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e, graças a uma licença do deputado Danrlei de Deus (PSD), apenas recentemente a cidade contou com um parlamentar na Câmara Federal, o deputado Paulo Caleffi (PSD). Agora, partidos se articulam para tentar eleger um representante local nas eleições de outubro. Embora as siglas tenham até as 19h do dia 15 de agosto para homologarem seus candidatos, muitos já se mobilizam na região ou ainda cogitam nomes para a disputa dos cargos. As convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.


O SERRANOSSA fez um levantamento entre os partidos de Bento Gonçalves cadastrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os possíveis nomes cotados para disputar as cadeiras de deputados estaduais e federais.

O Partido Social Democrático (PSD) divulgou que o atual vereador de Bento Gonçalves Rafael Fantin é pré-candidato a deputado estadual e o empresário Paulo Caleffi deve buscar uma vaga na Câmara dos Deputados. Segundo o vice-presidente do partido, Luis Henrique Castro da Rocha, além desses, na região, a sigla deve contar com nomes de Veranópolis, Nova Prata, Caxias, Farroupilha para a vaga na Assembleia Legislativa.


Rafael Fantin, o Dentinho
Paulo Caleffi

O Republicanos afirma que duas pessoas colocaram os seus nomes à disposição do partido: a jovem Letícia Bonassina, para federal, e o empresário Volmar Giordani para estadual. Porém, segundo Aline Poder Rodrigues Barbosa, que preside a sigla no município, a definição dos nomes depende da aprovação da estadual do partido.

Letícia Bonassina
Volmar Giordani


O Progressistas tem o ex-prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin como pré-candidato à Assembleia Legislativa. Ao confirmar a pré-candidatura, Pasin destacou que o PP local irá focar na vaga estadual nas eleições deste ano.

Guilherme Pasin

Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Bento Gonçalves não definiu se terá candidatos próprios. De acordo com o presidente da sigla, Henrique Nuncio, o partido irá apoiar a candidatura de Guilherme Pasin (PP) para a Assembleia Legislativa. “O PSDB local não terá candidaturas da legenda, mas possuiremos uma candidatura local da situação do governo que possui todas as características que atendem nossa ideologia e com potencial eleitoral, que é o Pasin”, disse. O partido ainda trabalha para uma possível candidatura do ex-prefeito Aido Bertuol para deputado federal.

Aido Bertuol


O Partido Democrático Trabalhista (PDT), através de seu presidente, Rivelino Soares, confirma que a sigla trabalha em dois nomes para concorrer a deputado federal: o atual vereador José Gava, e o ex-secretário municipal, César Gabardo. Já para a vaga estadual, o PDT trabalha com os nomes do vereador Ivar Castagnetti e também da atual diretora da Abraçaí, Eliane Casagrande, que também concorreu à vice-prefeita na última eleição municipal. Além desses nomes, o PDT também cogita o nome do empresário Juarez Piva, que concorreu a prefeito em 2012. “Estamos avaliando internamente e em breve vamos decidir”, destacou Rivelino.

Ivar Castagnetti
José Gava
Cesár Gabardo
Eliana Casagrande Lorenzini
Juarez Piva


O Partido Liberal (PL), através de seu presidente, Evandro Speranza, avalia sua própria candidatura à Assembleia Legislativa. “Se o [ex-prefeito] Alcindo Gabrielli (MDB) for o candidato do MDB a deputado estadual eu não vou concorrer”, destacou Speranza.

Evandro Speranza


Já o ex-prefeito de Bento, Alcindo Gabrielli, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), disse estar descartada sua candidatura a deputado estadual. Ele também afirmou que o partido ainda está definindo junto à executiva estadual nomes para representar Bento.

O Podemos já ventilou seus possíveis candidatos: o delegado e presidente do partido, Álvaro Becker, é pré-candidato à vaga na Assembleia Legislativa, enquanto a empresária Débora Bibiano é pré-candidata à vaga de deputada federal.

Delegado Álvaro Becker
Débora Bibiano


O Partido Socialista Brasileiro (PSB), através de seu presidente Pedro Luis Soliman, aponta que o partido de Bento terá candidatos ao Legislativo estadual e federal, porém os nomes somente serão divulgados após a convenção.


O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que ainda não estão definidos os candidatos. De acordo com Marlene Maria Marsango, que preside o partido em Bento, até o prazo final das homologações – 15 de agosto –, a sigla irá comunicar os nomes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.